Programa Paul Singer fortalece agentes de Economia Popular e Solidária em todo o país

Foto: MTE

O secretário nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gilberto Carvalho, abriu nesta segunda-feira (2) o terceiro encontro presencial da equipe nacional responsável pelo Programa de Formação Paul Singer de Agentes de Economia Popular e Solidária. O encontro teve como objetivo discutir avanços do programa e fortalecer a atuação dos agentes nos territórios.

Durante a abertura, Carvalho destacou a importância do trabalho dos agentes e os esforços do MTE para consolidar a economia solidária como política pública. “Quando chegamos ao Ministério do Trabalho em 2023, encontramos uma situação crítica, prejudicada pelas gestões anteriores. Tivemos de fazer escolhas com o orçamento inicial da Senaes e enfrentar a enorme tarefa de fazer a economia solidária voltar a ser política de Estado”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda o empenho das equipes na execução do programa. “Esse trabalho só faz sentido se houver continuidade de fato. Este grupo, hoje reunido, representa o amadurecimento das ações do MTE. Tínhamos poucos recursos e, ao mesmo tempo, muita vontade de encontrar a melhor forma de reconstruir a economia solidária no Brasil.”

Ao dar as boas-vindas à equipe, o presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Pedro Tourinho, ressaltou a importância do planejamento e da organização de políticas públicas, como o Programa de Formação Paul Singer de Economia Solidária. “Esse é um programa extremamente transformador, como já pudemos perceber desde o início de sua implementação em 2024. Agora, ele ganha corpo e forma, à medida que a equipe aprofunda sua compreensão e dialoga diretamente com os territórios”, afirmou Tourinho.

Ele acrescentou que o programa Paul Singer também representa um avanço significativo na promoção da saúde e segurança dos trabalhadores, já que a formação dos agentes leva informações de qualidade e orientações práticas diretamente às comunidades.

O encontro acontece de forma presencial entre os dias 3 e 5 de novembro, em Brasília, e tem como principal objetivo construir o segundo módulo do curso de agentes territoriais do Programa Paul Singer, considerando o estágio atual do programa e as informações das imersões territoriais realizadas desde agosto deste ano, quando os agentes iniciaram seus trabalhos de campo.

Programa de Formação Paul Singer

O Programa Paul Singer é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Senaes, sendo executado em parceria com a Fundacentro, órgão vinculado à pasta. Lançado em 2024, o programa tem como missão fortalecer a economia popular e solidária no país.

Para alcançar seus objetivos, foram selecionados 54 coordenadores estaduais, dois por unidade da federação, responsáveis por realizar diagnósticos, promover articulações locais e acompanhar as equipes de agentes territoriais em seus respectivos estados. Também foram escolhidos 500 agentes territoriais, com possibilidade de expansão para até mil, que atuarão diretamente nos territórios, apoiando e impulsionando os empreendimentos de economia popular e solidária.

A estratégia de formação e distribuição de agentes em Economia Popular e Solidária em todo o território brasileiro está articulada à Política Nacional de Participação Social em Educação Popular nos Territórios, coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que prevê a formação e atuação de agentes a partir de programas de vários ministérios.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego