Projeto piloto coloca Ponta Porã como exemplo de boas práticas em saneamento

Capacitação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate de endemias no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã Fotos: Wilhan Filgueira

O projeto piloto iniciado em julho do ano passado quando o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, firmou uma parceria com a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), está apresentando resultados positivos e se transformando em modelo que deve ser copiado por outros municípios do Estado. Nesta quarta-feira, dia 14, no Centro de Convenções Miguel Gomez o resultado do trabalho foi destacado durante mais um evento de capacitação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate de endemias.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Patrick Derzi; secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, e Aizar Talavera (adjunto), Célio Poveda Filho, gerente da unidade regional da Sanesul em Ponta Porã e dos regionais Marcelo Piel, de Naviraí, e Jair Ribeiro, de Nova Andradina. Ao fazer a abertura, Daniel Kayatt destacou o espírito inovador de Ponta Porã. “A gestão do prefeito Eduardo Campos coloca Ponta Porã sempre à frente com um trabalho desenvolvido junto com pessoas inovadoras e com o fortalecimento de parcerias com a Sanesul, que hoje é exemplo de empresa que aplica boas práticas e promove resultados para melhoria da saúde pública”, disse. Ele acrescentou que atualmente mais de 93% da população é atendida com rede de coleta e tratamento de esgoto e que isso reflete na redução de casos de internações provocadas por diarreias agudas. “Somente nos últimos meses houve uma redução de 12% de internações”, ressaltou.

Projeto piloto coloca Ponta Porã como exemplo de boas práticas em saneamento
Daniel Kayatt, secretário municipal de Saúde: “mais de 93% da população é atendida com rede de coleta e tratamento de esgoto e isso reflete na redução de casos de internações”
 

O médico e vice-prefeito, Patrick Derzi, disse que se sente orgulhoso em ver Ponta Porã sendo pioneiro na implantação de um projeto que capacita os agentes e que já reflete com bons resultados. “O que se desenvolve aqui será copiado por outros municípios. Temos acompanhado uma redução nos casos de arboviroses e de diarreia, além de preservar o meio ambiente. O uso correto da rede coletora de esgoto melhora a saúde das pessoas e ainda valoriza os imóveis. Hoje, Ponta Porã é destaque no cenário estadual pelas boas práticas e temos certeza que poderá ganhar destaque nacional. Os nossos agentes de saúde e agentes de combate a endemias são os olhos da gestão municipal, entram nas casas das famílias da nossa comunidade e por isso agradeço a todos pelo trabalho desenvolvido em nome do prefeito Eduardo Campos”.

Projeto piloto coloca Ponta Porã como exemplo de boas práticas em saneamento
Patrick Derzi, vice-prefeito de Ponta Porã: “o trabalho já apresenta resultados positivos com redução nos casos de arboviroses e de diarreia”

Representando o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, Célio Poveda Filho, gerente da unidade regional da Sanesul em Ponta Porã, agradeceu a parceria firmada pelo prefeito Eduardo Campos e disse que o projeto lançado no ano passado já deu certo. “O que pensamos lá atrás já produziu resultados importantes para a saúde do município e será levado para outras cidades. Ponta Porã hoje tem um serviço universalizado de coleta de esgoto e os agentes de saúde e de combate a endemias fizeram toda a diferença ao levar informações para que a população possa fazer bom uso. Enquanto outros municípios ficam apontando defeitos, aqui nós estamos apresentando soluções e vamos seguir trabalhando para produzir grandes efeitos na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Projeto piloto coloca Ponta Porã como exemplo de boas práticas em saneamento
Célio Poveda Filho, gerente da unidade regional da Sanesul em Ponta Porã: “O que pensamos lá atrás já produziu resultados importantes para a saúde do município e será levado para outras cidades”

INÍCIO DOS TRABALHOS

Em julho do ano passado, o prefeito Eduardo Campos firmou parceria com a Sanesul para que fosse iniciado o programa de capacitação dos agentes comunitários de saúde e de endemias, visando conscientizar a população sobre o uso correto das redes de coleta de esgoto.

O objetivo principal da estratégia lançada foi de melhorar os indicadores de saúde e educar os consumidores sobre o uso adequado do sistema de esgotamento sanitário. Com o trabalho que vem sendo desenvolvido, espera-se prevenir vazamentos de esgoto não tratado nas vias públicas e evitar danos ao meio ambiente.

À época, o prefeito Eduardo Campos disse que é preciso a conscientização das pessoas, uma vez que “todo mundo sabe que o serviço de saneamento, que salva vidas, inclusive, é essencial, mas nem todos têm a noção da importância de fazer a ligação à rede coletora de esgoto”.