
Recife, 20/08/2025 – As equipes multiprofissionais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Juventude que vão atuar nas comunidades pernambucanas do Recife e do Cabo de Santo Agostinho estão participando de formação no miniauditório do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Recife (PE). A capacitação ocorre até segunda-feira (25) para 30 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores jurídicos, agentes territoriais e redutores de danos.
Em Pernambuco, o Pronasci Juventude atenderá 500 jovens, de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade sociorracial agravada, sendo 300 no Recife (nos bairros do Cordeiro, Ibura e Joana Bezerra) e 200 no Cabo de Santo Agostinho. Cada participante receberá uma bolsa mensal, além de acesso a atividades de arte, cultura, esporte, formação cidadã e acompanhamento por equipe multiprofissional. Os atendimentos diretos começam em janeiro de 2026. Até lá, as equipes atuam no mapeamento dos territórios e na construção de vínculos com os jovens e suas famílias.
A coordenadora nacional do Pronasci Juventude, Monalyza Alves, reforçou o compromisso do programa com uma abordagem territorializada e humanizada. “Não estamos levando uma receita pronta, mas construindo junto com os territórios. O Pronasci Juventude parte da escuta e da valorização da trajetória de cada jovem. A formação que iniciamos aqui é o primeiro passo de um processo que quer fortalecer vínculos e abrir portas para novas possibilidades de vida”, afirmou.
Para a coordenadora regional do programa em Pernambuco, Cintia Souza, a formação de equipes é um momento decisivo. “Estamos preparando equipes que vão atuar diretamente com os jovens e suas famílias, escutando, acolhendo e construindo caminhos a partir da realidade de cada território. O envolvimento do município é essencial para que o trabalho seja contínuo e efetivo”, concluiu.
Além da formação, a equipe nacional da iniciativa federal, que é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), está em Pernambuco para cumprir uma série de visitas institucionais e articulações estratégicas com governos locais e com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Parceria
Um dos destaques da agenda foi a visita ao município do Cabo de Santo Agostinho, onde a equipe foi recebida pelo prefeito Lula Cabral. Ele reforçou o apoio da gestão municipal à execução do projeto nas comunidades de Ponte dos Carvalhos e Gaibú. “Receber o Pronasci Juventude no nosso município é motivo de esperança. Precisamos de ações como esta para mudar a realidade dos nossos jovens, e o que estiver ao nosso alcance, vamos fazer para garantir o sucesso do programa”, declarou o prefeito.
Cooperação com o Unicef
A agenda da equipe nacional foi concluída com uma reunião estratégica com o Unicef, como parte do acordo de cooperação técnica firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A cooperação também inclui ações voltadas ao mapeamento de oportunidades e à dimensão do projeto de vida dos jovens, fortalecendo estratégias intersetoriais que ampliem o acesso a direitos, políticas públicas e trajetórias de futuro.
“A parceria prevê apoio à formação das equipes, escuta qualificada dos territórios e integração com o Plano de Envolvimento Social [PES]”, explicou coordenador adjunto do Pronasci Juventude, Eliel Silva.