
Oferecer referências para que o setor turístico estruture iniciativas de mitigação das emissões de gases de efeito estufa e adote medidas de fortalecimento da resiliência de destinos às mudanças climáticas. Este é o objetivo do relatório “Soluções Inovadoras para a Ação Climática e a Sustentabilidade no Turismo”, elaborado pelo Ministério do Turismo (MTur) juntamente com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Turistech Hub, um centro de inovação formado por empresas e associações do ramo.
A publicação apresenta o mapeamento de desafios, oportunidades e tendências na área, bem como casos de sucesso de base tecnológica e as possibilidades de replicação de boas práticas no país. São abordadas questões a exemplo da gestão de resíduos, gestão hídrica, eficiência energética, descarbonização dos transportes e da redução do desperdício alimentar, envolvendo as áreas de hotelaria e aviação, entre outras. (Acesse AQUI o relatório).
A coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do Ministério do Turismo, Carolina Fávero, destaca o empenho do órgão no sentido de fomentar adaptações. “A partir dos exemplos do relatório, esperamos engajar cada vez mais o setor e proporcionar o desenvolvimento e a adoção de inovações que permitam ao Brasil responder de forma mais adequada às questões impostas pelas mudanças climáticas”, explica a coordenadora.
O Ministério do Turismo tem promovido a orientação de esforços para apoiar e desenvolver ações de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas no setor. O trabalho engloba a busca por parcerias com instituições públicas e privadas, além de organismos internacionais, a fim de permitir a implementação de projetos inovadores e de novos modelos de negócios, alinhando crescimento econômico e sustentabilidade.
O coordenador de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur, Edson Barros, observa que o relatório traz soluções práticas. “As soluções do relatório mostram um caminho de efetividade para o setor de turismo trilhar sua trajetória de sustentabilidade e de maior resiliência aos efeitos da mudança do clima”, ressalta.
O relatório “Soluções Inovadoras para a Ação Climática e a Sustentabilidade no Turismo” do Ministério do Turismo foi apresentado durante o Turistech Summit 2025, realizado em São Paulo (SP). O evento, considerado o maior encontro de líderes da inovação no setor, reuniu vários especialistas e representantes das melhores startups de turismo para a realização de palestras, workshops e painéis sobre o futuro do segmento.
PLANO CLIMA – O Governo Federal promove atualmente uma consulta pública para a construção do Plano Clima Adaptação. A iniciativa, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, contempla um total de 16 planos setoriais, incluindo o turismo. As contribuições, que podem ser feitas por qualquer cidadão, serão recebidas até o próximo dia 09 de maio. (Acesse AQUI os textos dos planos setoriais e participe da consulta pública).
Este é o 1ª plano setorial de adaptação climática de âmbito nacional a envolver o segmento turístico. O documento constitui uma das entregas previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 e indicará ações para reduzir as vulnerabilidades do ramo às mudanças climáticas. Após o encerramento da consulta pública, as contribuições ao texto final, que deve ser lançado em outubro de 2025, serão avaliadas pelas áreas técnicas específicas.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo