20.7 C
Ponta Porã
terça-feira, 18 de junho, 2024
InícioRegiãoPúblico agradece pelas exibições do “Cine Sustentável Sicredi” em Jateí

Público agradece pelas exibições do “Cine Sustentável Sicredi” em Jateí

O município de Jateí foi um dos contemplados pelo projeto “Cine Sustentável Sicredi”, que promoveu exibições de filmes em praça pública e também ofertou à comunidade uma oficina lúdica de fotografia e cinema, onde os próprios moradores produziram um documentário da localidade onde moram. A ação foi realizada no dia 05 de junho, na praça central da cidade.

Segundo o assessor de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Weverton Grein, que acompanhou a atividade, a participação do público foi excelente, que se propôs a olhar a cidade sob outra perspectiva. “Quem participou da oficina recebeu dicas de fotografia. E são nesses momentos de estarmos juntos da comunidade que, efetivamente, enxergamos além dos muros e o quanto estamos presentes, reforçando os princípios cooperativistas. Muitos moradores puderam se ver na tela e se olhar contando a história da cidade. Muitos estavam lá desde a criação do município”, destacou.

O morador Celino Luiz Neponuceno Vieira falou que a proposta foi maravilhosa, principalmente contar a história do município pelos próprios moradores que viveram os momentos de desenvolvimento da cidade. “A ideia de misturar o passado com o presente foi fantástico. Comparado aos tempos de antigamente, em que os cinemas eram ao ar livre, nos fez voltar no tempo e reviver emoções e isso foi importante para os pequenininhos e os jovens que têm as telas como referência. Foi um privilégio assistir a um filme em praça pública”.

Higor Aparecido Rocha de Oliveira disse que o projeto tem que acontecer mais vezes na cidade e que foi de grande valia, principalmente para as crianças e jovens. Já Orlando Augusto Saab contou que um evento como esse sempre é bom para uma cidade tão pequena. “Foi um momento de entretenimento para as famílias e algo bem saudável, sempre acrescenta, é sempre útil e traz algo novo para a comunidade”.

Luciana da Rocha é professora e participou da oficina de fotografia e cinema para ampliar seus conhecimentos. “Aprendi como melhorar minhas fotos, como trabalhar com a claridade e com a tecnologia, foi sensacional, e ainda consegui levar uma turma de alunos que gostou muito do aprendizado”.

Segundo o gerente da Agência de Jateí, Allan Yukio Akamatsu, foi fundamental a parceria com a Secretaria de Educação do município e outros setores da Prefeitura Municipal para a realização do Cine Sustentável Sicredi. “Em nome da equipe, agradeço o empenho e a qualidade na realização do evento. Foi gratificante poder proporcionar para a comunidade um dia tão especial. Parabéns a todos os envolvidos”.

O projeto

O “Cine Sustentável Sicredi” visa difundir o cinema e a linguagem cinematográfica junto às populações do interior, contribuindo para a democratização do acesso aos bens culturais, criando espaços e oportunidades alternativas. Em todas as cidades por onde passa, as exibições dos filmes acontecem ao ar livre, com temáticas que abordam a sustentabilidade, coletividade, solidariedade e o cooperativismo, com distribuição gratuita de pipoca para o público presente, antes e durante a sessão de cinema.

Juntamente com a exibição de filmes, também acontece uma oficina lúdica de fotografia e cinema, que é realizada na tarde que antecede o evento. Por meio de registros da própria comunidade sobre o local onde moram, a ideia promove uma visão diversificada que os habitantes têm do espaço onde vivem.  Depois, um documentário sobre a cidade produzido pela equipe do projeto é exibido para o público. O evento conta também com apresentações culturais de artistas locais.

Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, por meio do “Cine Sustentável Sicredi” a Cooperativa reposiciona sua marca perante a comunidade e promove o sétimo princípio do cooperativismo, que é o Interesse pela Comunidade. “Esses são exemplos de ações não financeiras promovidas pela instituição que abordam temas importantes e necessários para o modelo de negócio cooperativista, por meio da arte, da cultura e do entretenimento”, destacou.

Este ano, o “Cine Sustentável Sicredi” passará também pelas cidades de Ribas do Rio Pardo e Alcinópolis em Mato Grosso do Sul; São José do Povo, Colider, Santa Rita do Trivelato e Pontes de Lacerda, em Mato Grosso; Cacoal, em Rondônia; Aragarças e Orizona, em Goiás e Ipueiras, no Tocantis. O projeto é patrocinado pelo Sicredi via Lei Federal de Incentivo à Cultura.