32 C
Ponta Porã
domingo, 28 de abril, 2024
InícioRegiãoCoximQuadra que causou "prisão" de crianças ocupou campo onde todos podiam brincar

Quadra que causou “prisão” de crianças ocupou campo onde todos podiam brincar

Vizinhos dizem que só depois placa de interdição foi colocada para justificar denúncia da prefeitura à polícia

Apesar de a Prefeitura de Coxim alegar que quadra esportiva da cidade estava em obras, vizinhos do local garantem que não havia qualquer manutenção no local antes de grupo de crianças ser “pego em flagrante” em uma inocente partida de futebol. Na segunda-feira (15), cerca de 20 meninos entre 8 e 13 anos foram conduzidas para Delegacia de Polícia, acusados de invadirem a quadra, o que revoltou os pais. O espaço fica localizado no Bairro Vila dos Pequis, localizado a 253 km de Campo Grande.

A administração municipal também garantiu que não foi responsável por acionar a polícia, mas quem viu a cena garante que isso não é verdade. Os meninos estavam jogando futebol na quadra de grama sintética, quando foram avistados pelo prefeito da cidade, Edilson Magro (Democratas). Ao ver a situação, ele acionou a gerente de esportes Thaila Cotrim para verificar a situação.

Segundo relato do vendedor José Nacélio, de 46 anos, que mora em frente à quadra, Thaila já chegou acompanhada da Polícia Militar. Os meninos então ficaram “detidos” nas arquibancadas. O Conselho Tutelar foi acionado, mas não impediu que o grupo fosse para a delegacia.

Nacélio complementa que conselho, gerência de esportes e a Polícia Militar solicitaram, inclusive, um ônibus da Prefeitura para levar as crianças e alguns pais à delegacia da cidade. O morador que vive no local há 26 anos disse que antes da quadra de grama sintética, lá era um campo de terra batida, também conhecido como terrão, e uma das poucas opções para a criançada brincar, principalmente, nas férias.

Eu tenho um filho de 28 anos que jogou bola aí. Tiraram o nosso campo e colocaram a quadra. Agora não pode usar. Todo dia tem gente que joga aí. Qual foi o erro dessas crianças?”, questiona José.

Quadra que causou "prisão" de crianças ocupou campo onde todos podiam brincar
Quadra de grama sintética localizada na Vila dos Pequis em Coxim (Foto: Sidney Assis, de Coxim)

Acusadas de romper as grades para entrar, as crianças também são defendidas pelo morador. “Não foram elas, já estava assim. Esse campo é nosso”.

Uma das mães das crianças, Juceli Flávia Oliveira Pereira, de 44 anos, flagrou a funcionária da Prefeitura colocando a placa de manutenção só depois do ocorrido. “Eles prenderam as crianças lá. A Thaila trancou o portão e colocou uma placa de interditado. A tela é bem grossa e não tem condições dessas crianças arrebentarem. As crianças vão brincar onde?”

Quadra que causou "prisão" de crianças ocupou campo onde todos podiam brincar
Placa que foi colocada no portão da quadra de grama sintética em Coxim (Foto: Sidney Assis, de Coxim)

A reportagem tentou contato com a gerente de futebol Thaila Cotrim. Ela não atendeu às ligações e não retornou as mensagens até o momento. O espaço segue aberto.

Em contato com o Campo Grande News, o prefeito Edilson Magro disse que a quadra está fechada para manutenção e que, ao visitar o bairro, notou que a tela da quadra estava danificada. “Me deparei com crianças pulando pela tela e pulando o alambrado, liguei para a gerente de esportes e ela tomou as providências”.

Quadra que causou "prisão" de crianças ocupou campo onde todos podiam brincar
Buraco na grade da quadra de grama sintética atrás de um dos gols (Foto: Sidney Assis, de Coxim)

O chefe do Executivo justificou que a gerente chamou a polícia porque, por se tratar de um possível vandalismo, ela “não sabia com o que iria lidar lá dentro”. Em relação às crianças terem sido conduzidas até a delegacia pelo ônibus fretado pelo município sem o conhecimento dos responsáveis, o prefeito pontuou que, por se tratar de um grupo grande, a polícia requisitou o veículo e a prefeitura cedeu.

“Quando levaram para a delegacia, aí é procedimento da polícia. O que nós fizemos foi cuidar do patrimônio público”.

A prefeitura publicou no site uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido, informando que “a Arena Esportiva, que está interditada para a troca do gramado sintético. Alguns deles pularam o alambrado. O alambrado foi encontrado danificado, com o objetivo de entrar no local”.

Quadra que causou "prisão" de crianças ocupou campo onde todos podiam brincar
Mães de crianças conduzidas para a delegacia chegaram depois para entender o que aconteceu (Foto: Sidney Assis, de Coxim) 

Fonte: Campograndenews