Reconhecimento e valorização da Polícia Penal marcam solenidade de outorga da Medalha Patrono Penitenciário em MS

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), realizou a solenidade de outorga da Medalha Patrono Penitenciário “Senador Ramez Tebet”, em reconhecimento a servidores da Polícia Penal, além de autoridades civis e militares que se destacam pela contribuição ao fortalecimento do sistema penitenciário sul-mato-grossense. O evento também marcou as comemorações pelo Dia do Policial Penal, celebrado em 4 de dezembro.

A cerimônia, que aconteceu nessa sexta-feira (5.12) no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), na capital, contou com a presença do governador Eduardo Riedel, que destacou a importância da Polícia Penal para o funcionamento do sistema de justiça e para a segurança da sociedade.

“Como gestores, atuamos para o fortalecimento do trabalho da Polícia Penal, necessária para o bom funcionamento do sistema, e que foi criada recentemente ganhando força, identidade e capacidade de operação. Ao longo do tempo, nós vamos fortalecer cada vez mais esse sistema porque a sociedade precisa”, afirmou o governador.

Ao todo, 65 pessoas foram homenageadas, sendo 39 policiais penais e 26 autoridades civis e militares, entre elas a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, e o secretário de Governo, Rodrigo Perez (Segov). A honraria reconhece a atuação relevante de profissionais que contribuem diretamente para o avanço das políticas penitenciárias em Mato Grosso do Sul.

Durante a solenidade, também foram apresentados dados que refletem o avanço do sistema penitenciário estadual. Atualmente, mais de 73% da população prisional participa de atividades educacionais e 33,5% exerce atividades laborais, índices que refletem a atuação dos policiais penais e a responsabilidade do Estado com a ressocialização. A Agepen conta hoje com mais de 1,8 mil servidores, entre atividades administrativas e operacionais.

Reconhecimento e valorização da Polícia Penal marcam solenidade de outorga da Medalha Patrono Penitenciário em MS

Foi lançada a terceira edição da Revista Polícia Penal em Ação.

O diretor-presidente da agência penitenciária, Rodrigo Rossi Maiorchini, ressaltou os investimentos contínuos na qualificação profissional e na reinserção social. “Temos realizado inúmeros treinamentos, foram 100 capacitações para 1,7 mil policiais penais somente este ano. Isso, aliado aos índices de pessoas privadas de liberdade trabalhando e estudando, contribui diretamente para a construção da ressocialização”, destacou.

Na oportunidade, foi lançada a terceira edição da Revista Polícia Penal em Ação, produzida pela Assessoria de Comunicação da Agepen, a qual será disponibilizada no formato on-line no site institucional (clique aqui).

Medalha Patrono Penitenciário

Instituída em outubro de 2011, a Medalha Patrono Penitenciário “Senador Ramez Tebet” homenageia o político sul-mato-grossense que, após seu falecimento em 2006, foi designado patrono do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. Entre 2012 e 2024, a honraria já reconheceu 260 autoridades e 702 servidores públicos que se destacaram no fortalecimento das políticas de segurança, da gestão prisional, da justiça e da administração pública no Estado.

A solenidade reforçou não apenas o reconhecimento institucional, mas também a valorização dos homens e mulheres da Polícia Penal, que atuam diariamente na custódia, segurança e ressocialização das pessoas privadas de liberdade, contribuindo de forma decisiva para a segurança pública de Mato Grosso do Sul.

Clique aqui e acesse a galeria de imagens da solenidade.

Com informações da Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende Secom e Assessoria de Comunicação Agepen/MS.

Fonte: AGEPEN – MS