Reeducandas do EPFIIZ produzem 250 sacolas para evento nacional

O trabalho prisional desenvolvido no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), em Campo Grande, ganhou novo destaque com a produção de 250 sacolas customizadas entregues à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems). As peças foram confeccionadas por internas da unidade a partir de bermudas doadas pela Receita Federal e serão distribuídas no XIV Congresso Brasileiro de Regulação e Expo/ABAR, que ocorrerá nos dias 26 e 28 de novembro de 2025, no Rio de Janeiro.

Promovido pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), o congresso reúne autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de especialistas, dirigentes de empresas públicas e privadas e formadores de opinião que atuam na área de regulação. Nesta edição, o evento tem como tema Desafios para a Regulação: Desenvolvimento Econômico e Social em Harmonia com o Meio Ambiente”, destacando iniciativas alinhadas à sustentabilidade, como o reaproveitamento de materiais realizado no projeto do EPFIIZ.

As sacolas, que ainda serão serigrafadas,  foram entregues ao diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto Assis, pela diretora do EPFIIZ, Mari Jane Boleti Carrilho, pela responsável pelo setor de artesanato do presídio, Michele Fruhalf, e pelo diretor de Operações da Agepen, Flávio Rodrigues.

Segundo a diretora Mari Jane, o trabalho integra o conjunto de ações permanentes de capacitação profissional do presídio feminino. As internas aprendem técnicas de costura e desenvolvem habilidades que ampliam as oportunidades de inserção no mercado quando alcançarem a liberdade.

A oficina de artesanato do EPFIIZ já atendeu diversos órgãos e instituições, fortalecendo a ocupação produtiva, com foco na ressocialização por meio do trabalho.

Fonte: AGEPEN – MS