O Ministério da Educação (MEC) participou da Reunião Ministerial e de Altas Autoridades sobre Educação Superior da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que ocorreu em Cartagena das Índias, Colômbia, nos dias 16 e 17 de outubro. O encontro reuniu delegações de 16 países da região, além de observadores de diversas organizações acadêmicas internacionais, em especial do Espaço de Educação Superior Latino-Americano e do Caribe (Enlaces), a fim de consolidar uma agenda comum para a integração da educação superior e sua afirmação como um direito fundamental.
Organizada pelo Ministério da Educação Nacional da Colômbia, no âmbito da Presidência Pro Tempore do país, a reunião contou com a participação de ministros, vice-ministros e autoridades da região. Representando o Brasil, estiveram presentes a coordenadora-geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Lúcia Perlanda, e o coordenador de Integração Regional e Língua Portuguesa da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI) do MEC, Gustavo Servilha.
O evento teve como objetivo fortalecer a integração da educação superior como direito fundamental na América Latina e no Caribe, além de debater temas como educação para a paz; democracia; integração social; internacionalização; mobilidade acadêmica; multilinguismo; garantia de qualidade; soberania científica; solidariedade; e cooperação sustentável.
A reunião culminou na elaboração de um plano de trabalho (Hoja de Ruta) para viabilizar as questões propostas e fomentar o debate contínuo entre ministros e a comunidade acadêmica sobre a educação superior e a integração social. As conclusões desse encontro foram integradas à Declaração Final, que somará a Declaração da Cumbre de presidentes, a ser realizada em novembro de 2025 em Santa Marta, Colômbia.
Reunião de Seguimento Segib – Previamente ao encontro, no dia 15 de outubro, foi realizada em Cartagena a Reunião da Comissão para a Promoção e Desenvolvimento da Agenda Ibero-Americana de Educação Superior 2025-2026, sob os auspícios da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), com apoio do Ministério da Educação da Colômbia. Representantes do Brasil, do Chile, da Colômbia e da Espanha discutiram temas como mobilidade acadêmica; reconhecimento de títulos; e garantia de qualidade na educação superior. Essa comissão continuará suas reuniões até a Cúpula Ibero-Americana de Presidentes, prevista para 2026.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da AI/MEC
Fonte: Ministério da Educação