Autoridades brasileiras e paraguaias da área de saúde estarão presentes no evento.
Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, estará sediando nesta segunda (28) e terça-feira (29) a reunião “Saúde nas Fronteiras Brasil e Paraguai”, um evento organizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, atrabés do Dr. Maurício Simões Corrêa, segundo ele uma iniciativa histórica e estratégica que reúne autoridades, gestores, técnicos e profissionais da saúde de ambos os países para promover a cooperação, o diálogo e a construção conjunta de soluções para os desafios sanitários que atravessam as fronteiras.
Abertura do evento será no Anfiteatro do Paço Municipal na Rua Guia Lopes, as 13 horas com credenciamento das autoridades junto ao protocolo da prefeitura Municipal e as 14 horas acontece a abertura oficial, sendo que o encerramento será por volta das 19 horas.
Já na terça-feira (29), a abertura do evento será as 9h15min e as reuniões estarão sendo realizadas na sala NIPE da Prefeitura de Ponta Porã.
Este encontro tem como objetivo central dar continuidade à elaboração do Projeto de Monitoramento para Vigilância e Assistência em Saúde na Fronteira Brasil–Paraguai, fortalecendo a capacidade de resposta rápida, o compartilhamento de dados epidemiológicos e a integração das redes assistenciais e de vigilância dos dois países.
Daniel Kayatt, Secretário de Saúde de Ponta Porã, disse: “estamos em um território de fronteira, onde a vida pulsa em dois idiomas, duas culturas e múltiplas realidades, mas com um só compromisso: a saúde da população. Por isso, esta reunião simboliza muito mais que um evento técnico. Ela representa um marco na construção de uma saúde única, transfronteiriça e colaborativa, que reconhece que vírus, vetores e emergências não conhecem fronteiras – e que nossa resposta, portanto, deve ser igualmente integrada, coordenada e solidária”.
O Prefeito Eduardo Campos, falando ao Pontaporainforma disse que essa reunião é de grande importância para toda região de fronteira do nosso estado, e sem dúvida nenhuma os resultados que serão tirados dos debates vão favorecer todos os munícipios dessa região.
“É algo inédito para todos nós da fronteira, receber tantas autoridades dos dois países, Brasil e Paraguai, isso é muito importante, e nós queremos agradecer ao Governador Eduardo Riedel, visto que é um evento organizado pela Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul através do Dr. Maurício Simões Corrêa, e a nós cabe bem receber todos os presentes”, disse Eduardo Campos.
Redação