O Rio de Janeiro (RJ) é um dos destinos mais desejados do Brasil durante o verão, combinando praias deslumbrantes, paisagens naturais únicas, rica herança cultural e uma gastronomia cheia de identidade. A cidade oferece opções para todos os perfis de viajantes, desde quem busca aproveitar o sol à beira-mar até aqueles que preferem experiências históricas.
Conforme a lista Best of The World 2026, da National Geographic, considerada uma das mais relevantes do turismo internacional, a capital fluminense está entre os 25 melhores locais do mundo para se conhecer em 2026 – e, a partir de 21 de dezembro, será dada a largada do próximo verão no país.
Com seu clima ensolarado e altas temperaturas do período, o Rio de Janeiro é um destino perfeito durante a estação. A cidade proporciona vivências inesquecíveis, que podem começar já pelo Réveillon de Copacabana. Trata-se de uma das mais famosas celebrações de Ano Novo do mundo, mostrando por que chamam o Rio de “Cidade Maravilhosa”.
PRAIAS – O Rio de Janeiro reúne praias que são verdadeiros cartões-postais. Além disso, destinos próximos à capital também estão disponíveis para aproveitar a época. Confira:
– Copacabana e Ipanema: são as mais famosas, com ampla infraestrutura, quiosques, ciclovias e um clima vibrante, que mistura moradores e turistas.
– Leblon e São Conrado: ideias para quem busca um ambiente mais tranquilo.
– Barra da Tijuca: possui uma extensa faixa de areia e ótimas condições para esportes como surfe e kitesurfe.
– Grumari e Prainha, na Zona Oeste da cidade: para quem prefere praias mais preservadas, oferecendo contato direto com a natureza e águas cristalinas.
– Região dos Lagos: para os turistas que quiserem conhecer destinos próximos, o destino oferece praias com águas cristalinas e longas faixas de areia branca.
– Itacoatiara, na vizinha Niterói: um pouco mais próximo à cidade do Rio, o local proporciona ondas perfeitas para surfistas.
DIVERSÃO – A cidade do Rio de Janeiro também possui inúmeros atrativos culturais e históricos, alguns mundialmente conhecidos.
– Cristo Redentor: uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, oferece uma vista panorâmica da cidade, que atrai visitantes de todas as partes do mundo. Por lá, turismo e devoção religiosa se encontram.
– Pão de Açúcar: outra parada obrigatória na cidade, que também oferece vista panorâmica do Rio. O local traz uma experiência diferente de todas as outras: os visitantes pegam dois bondes. O primeiro leva ao Morro da Urca, e de lá um segundo veículo do tipo leva visitantes até o topo do Morro do Pão de Açúcar.
– Centro Histórico: abriga construções importantes, como o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Real Gabinete Português de Leitura e o Paço Imperial, além de muita história. Bairros como Santa Teresa encantam com ruas de paralelepípedos, ateliês de arte e o famoso bondinho, enquanto a Lapa é conhecida pelos Arcos e a animada vida noturna.
– Maracanã: um dos estádios de futebol mais famosos do mundo, o Maracanã compõe a recém-inaugurada Rota Turística de Futebol do Mercosul. É possível fazer um tour guiado no local, palco de duas finais de Copa do Mundo e de shows musicais memoráveis.
CULINÁRIA – A culinária carioca é outro grande atrativo, especialmente no verão. Pratos como a feijoada, tradicionalmente servida aos sábados, dividem espaço com opções mais leves, a exemplo de frutos do mar, além do clássico biscoito de polvilho com mate gelado nas praias. As feiras livres em diversos bairros da cidade e os quiosques à beira-mar completam a experiência gastronômica.
COMO CHEGAR – Chegar ao Rio de Janeiro é fácil e acessível. A cidade conta com dois aeroportos: o Internacional Tom Jobim (Galeão), que recebe voos domésticos e do exterior; e o Santos Dumont, no centro da cidade, com voos domésticos e uma vista privilegiada na chegada. A capital também possui boas conexões rodoviárias, facilitando o acesso a partir de outras regiões do país para aqueles que prefiram chegar de carro ou ônibus.
CONHEÇA O BRASIL – O Programa Conheça o Brasil: Voando tem como objetivo incentivar e facilitar viagens de brasileiros no país. A iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e companhias do setor, reúne esforços para democratizar o acesso à aviação civil e reduzir custos operacionais na área. As ações contribuem para aprimorar o ambiente de negócios e ampliar a competitividade do mercado aéreo nacional.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


