Rio Formoso fica tomado pela lama após chuvas em Bonito

Foto; Direto das Ruas

A força da chuva fez com que o Balneário Municipal fosse interditado ontem (27) devido ao volume de chuva que atingiu a cidade

O início da semana chuvosa na cidade de Bonito afetou o nível do Rio Formoso, que subiu, mas com água turva e barrenta. Conforme é possível observar nas imagens, o rio está praticamente irreconhecível; a força da correnteza demonstra que o volume de água levou tudo o que vinha pela frente, o que deixou o Rio Formoso sujo.

De acordo com a Prefeitura de Bonito, choveu 190 milímetros na cidade nos últimos dois dias (domingo e segunda-feira). A força da chuva fez com que o Balneário Municipal fosse interditado ontem (27) devido ao volume de chuva que atingiu a cidade.

A medida também foi tomada por conta do nível do Rio Formoso, que subiu significativamente nos últimos dias, podendo colocar em risco a segurança dos banhistas.

Ao Campo Grande News, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSDB), informou que um trabalho de manutenção das estradas vicinais está sendo feito para que a água acumulada nessas estradas não escoe para os rios, sendo esse um dos motivos da mudança de coloração no Rio Formoso.

Segundo o prefeito, algumas partes do Rio Formoso, acima do Balneário Municipal, já estão voltando para a sua coloração habitual.

Porém, a limpeza total do rio depende da quantidade de chuva que ainda pode cair nos próximos dias na cidade.

“Os rios, quando enchem, já ficam limpos; a demora da limpeza depende da quantidade de chuva. Eu calculo que possam demorar uns cinco ou seis dias para o Rio Formoso voltar ao normal”, disse Josmail.

O prefeito também confirmou que o volume de chuva fez com que atividades turísticas em Bonito fossem suspensas temporariamente, como passeios, por conta da alteração no rio.

Conforme noticiado pelo Campo Grande News a mudança provocou o fechamento da Gruta do Lago Azul no final de semana, monumento natural formado por duas cavernas com formações calcárias.

No mês de agosto, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito civil para apurar a construção de um açude às margens do Rio Formoso.

Nesta investigação, foi constatado o esvaziamento do lago por meio de canos, com o lançamento de água em área de mata próxima, causando o turvamento do Rio Formoso.

Tempo – A semana começou chuvosa em todo o Mato Grosso do Sul. Nuvens carregadas avançaram sobre o Estado, mantendo a possibilidade de pancadas de chuva em diversas regiões.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a tendência é de manutenção do tempo instável durante a semana, com pancadas isoladas típicas da primavera. A presença de umidade e o calor devem favorecer a formação de novas áreas de chuva, especialmente nas regiões Centro e Sudoeste do Estado.

Fonte: Campograndenews