Na próxima quarta-feira, 12 de novembro, será realizada em Porto Alegre a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O evento acontecerá das 8h às 18h, no Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354 – Centro Histórico), reunindo representantes de trabalhadores, empregadores e governo para debater os desafios e as perspectivas do mundo do trabalho e formular propostas que serão encaminhadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.
A II CNT é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem como objetivo construir coletivamente políticas públicas e diretrizes voltadas à promoção do trabalho decente, inclusivo e sustentável em todo o país.
De acordo com o diagnóstico do trabalho decente no Rio Grande do Sul, o estado apresenta indicadores positivos em várias dimensões. A taxa de desocupação caiu de 7,8% em 2019 para 4,2% em 2025, uma das menores do Brasil. O nível de formalização também é elevado: 64,3% dos trabalhadores ocupados têm vínculo formal, o que representa mais de 2,9 milhões de pessoas. Os rendimentos médios atingiram R$ 3.790 (equivalente a 2,4 salários mínimos) e a cobertura previdenciária alcança mais de 70% dos trabalhadores. Além disso, o estado possui taxa de sindicalização de 12,7%, muito acima da média nacional, fruto de forte diálogo social e atuação sindical.
Para o superintendente regional do Trabalho no Rio Grande do Sul, Claudir Nespolo, a etapa estadual será um espaço estratégico de diálogo e proposição. “O Rio Grande do Sul tem uma longa história de protagonismo nas relações de trabalho e no fortalecimento do diálogo social. A Conferência é uma oportunidade para transformar essa experiência em propostas concretas que contribuam com o desenvolvimento de um mercado de trabalho mais justo, produtivo e solidário”, destacou. Nespolo ainda ressalta que a Conferência ocorre em um momento de retomada das estratégias de desenvolvimento nacional, com investimentos em infraestrutura, neoindustrialização, transição energética e modernização do Estado. “Seu sucesso depende da capacidade de articulação entre governos, setor privado e sociedade civil para enfrentar os complexos desafios do futuro do trabalho”.
Confira mais informações do Diagnóstico do Trabalho Decente no Rio Grande do Sul aqui
A II CNT está estruturada em dois eixos temáticos: um dedicado às transformações no mundo do trabalho frente às transições em curso, e outro focado em políticas públicas para emprego, trabalho decente e transição justa. Dentro desses eixos, serão debatidos subtemas como relações do trabalho, negociação coletiva, qualificação profissional, financiamento de políticas via fundos públicos, inclusão produtiva e combate à discriminação.
Entre os objetivos específicos da Conferência estão o fortalecimento do diálogo social tripartite, a promoção da igualdade de oportunidades, a transição da informalidade para a formalidade, a erradicação do trabalho análogo ao escravo e do trabalho infantil, e a valorização dos direitos fundamentais do trabalho.
Etapa Rio Grande do Sul – II CNT
📅 Data: 12 de novembro de 2025 (quarta-feira)
⏰ Horário: 8h às 18h
📍 Local: Hotel Embaixador – Rua Jerônimo Coelho, 354, Centro Histórico – Porto Alegre/RS
➡️ Mais informações sobre a II CNT estão disponíveis no hotsite:
🔗 https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/conferencia-nacional-do-trabalho/conferencia-nacional-do-trabalho-cnt


