13.6 C
Ponta Porã
sexta-feira, 16 de outubro, 2026

Roberto Carlos chega aos 75 anos sem mandar nudes

20/04/2016 08h20

Rei irá comemorar a data com um show em sua terra natal

Fazia frio em Londres. Muito frio. O clima era ainda pior para quem vivia o exílio provocado pelo regime militar no final dos anos 60 e início dos 70, como era o caso de Caetano Veloso. O baiano estava nervoso por receber Roberto Carlos em seu apartamento.

Ele cantou uma canção nova: Nas Curvas da Estrada de Santos. Caetano chorou copiosamente. A visita foi guardada em segredo até alguns anos atrás. Num show, Caetano detalhou o encontro, impensável para quem sempre achou Roberto um “alienado”.

Criticado pela repetição do repertório de seus shows anuais, Roberto construiu uma trajetória musical e pessoal muito distante de sua imagem. Ele chega aos 75 anos, nesta terça-feira, dia 19, sem mandar nudes, segundo declaração a bordo do navio Costa Pacífica na 12ª edição do cruzeiro Emoções em Alto Mar, em janeiro deste ano, e como o maior cantor romântico da música brasileira. Mas suas fontes de inspiração e sua obra vão muito além disso.

Roberto cresceu ouvindo Bob Nelson, cantor country brasileiro. Tornou-se vocalista do Sputniks, grupo de Tim Maia, que tinha também Erasmo Carlos em sua formação original. Fez sucesso pelas mãos de Carlos Imperial, também nascido em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Virou o “Elvis brasileiro”, como era anunciado por Imperial, e comandou o iê-iê-iê em jovens tardes de domingo na TV.

Quando se consolidou como cantor romântico, abriu espaço para músicas religiosas. E mesmo sua veia romântica variou desde os versos mais puritanos de Eu Te Amo até as quase sexualmente explícitas Cavalgada ou Côncavo e Convexo. No meio disso tudo, clássicos arrebatadores, como Detalhes. E escorregões irrecuperáveis como a sua inacreditável série sobre mulheres gordinhas, baixinhas e quarentonas.

Nada contra as mulheres com essas características, mas os versos são lamentáveis. Ainda mais lamentável é o fato de Roberto não autorizar a publicação dos relatos sobre sua vida. Porque seus amigos falam de uma pessoa agradável, com algumas manias, mas, principalmente, tão generosa quanto discreta.

Essa generosidade aliada à discrição o levou a manter sob sigilo a inspiração para Debaixo dos Caracóis de Seus Cabelos. Os versos começaram a surgir naquele encontro em Londres. Foi a maneira de Roberto cantar como seria o retorno de Caetano para a Bahia quando o exílio terminasse (a letra ganha outro significado quando lida sob essa ótica).

O artista volta nesta terça para sua terra, em show em Cachoeiro de Itapemirim. Um retorno marcante. Ainda mais quando esse encontro ocorre entre a terra e alguém que — como definiu Caetano — conseguiu, por sua história e obra, o incontestável título de Rei.

Curiosidades

Casa virou museu

Roberto Carlos nasceu em 19 de abril de 1941, na rua João de Deus Madureira, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). O local virou uma casa de cultura com seu nome.

Acidente e fé

Ele ainda era Zunga e tinha só 6 anos quando perdeu parte da perna direita em um acidente de trem. Sua religiosidade surgiu nos dias que passou no hospital.

Disco raríssimo

O Rei gravou seu primeiro compacto em 1959. Em 1961, saiu seu primeiro LP, Louco por Você. Virou peça de colecionador, já que só foram feitos apenas 500 discos.

Cores proibidas

O cantor passou a evitar roupas marrons depois de ouvir que seu avô sempre caía de cavalos com essa cor. Ele também não gosta de presto e roxo. Sua cor preferida é azul.

Nudes

Em janeiro deste ano, durante viagem de navio com fãs, ele revelou que nunca mandou nudes. “Já recebi algumas vezes, sim. Não tenho nada contra, desde que não seja ofensivo”.

Autobiografia

Também no cruzeiro, ele revelou que está preparando sua autobiografia. “Estou fazendo. Daqui a pouco está pronta. Vocês devem esperar minha biografia antes de comprar qualquer outra”.

Álbum de inéditas

Roberto Carlos promete lançar um disco com músicas inéditas ainda em 2016. Além disso, ele deve gravar um álbum em espanhol e um em italiano.

Fonte: Band

Roberto Carlos comemora 75 anos (Foto: Reuters)