O encontro, realizado no Majestic Hall, colocou em evidência trajetórias de reinvenção, coragem e protagonismo feminino no empreendedorismo.
A Ponta Agrotec 2025 promoveu, na noite do dia 6 de novembro, uma roda de conversa marcante com três mulheres que vêm transformando o cenário de negócios na fronteira: Silvia Blanco, Carla D. Viana e Adriana Mezher. O encontro, realizado no Majestic Hall, colocou em evidência trajetórias de reinvenção, coragem e protagonismo feminino no empreendedorismo.
Silvia Blanco, proprietária da tradicional Papillon Modas, compartilhou a evolução de sua empresa, que soma 36 anos de história em Ponta Porã. Ela relembrou como assumiu a gestão do negócio há 18 anos sem conhecimento técnico e precisou buscar capacitação, treinamentos e informação para se firmar. Em 2018, enfrentou o digital, superou inseguranças e impulsionou as vendas. Hoje, além da loja física e da presença ativa no Instagram, está lançando uma loja online de lingeries, construída do zero. Em sua fala, deixou um recado às mulheres: “Se vistam de coragem. Somos muito capazes, mesmo com medo. Não deixem o julgamento alheio travar vocês.”
Carla D. Viana também trouxe uma história de transformação. Gaúcha radicada em Ponta Porã há 10 anos, trabalhou por 15 anos como enfermeira no Rio Grande do Sul até que a maternidade e a mudança de cidade a levaram a uma nova jornada. Iniciou na moda com uma loja física, mas a pandemia exigiu outra adaptação: migrou para o digital e manteve a empresa online por três anos. Depois, reinventou-se mais uma vez e passou a atuar como criadora de conteúdo e influenciadora, representando marcas e vivendo integralmente do universo digital. Para ela, “empreender é adaptar-se”, frase que sintetizou sua transição do setor da saúde para o marketing digital.
A roda foi conduzida por Adriana Mezher, CEO do Majestic Hall e idealizadora da Ponta Agrotec. Visionária e atuante no desenvolvimento de mulheres líderes, ela vem construindo ecossistemas de negócios com propósito e fortalecendo o protagonismo feminino na região. Presidente da BPW Ponta Porã e coautora dos livros O Sucesso é Delas e Desconstruindo a Heroína, Adriana inspirou o público ao reforçar que “quando uma mulher se levanta, muitas outras se levantam com ela.”
A conversa foi marcada por troca, força e inspiração. Histórias reais de desafios, quedas e vitórias mostraram que inovação, coragem e reinvenção são caminhos possíveis — e necessários — para quem deseja empreender na fronteira.
A Ponta Agrotec, mais uma vez, reafirma seu compromisso em fortalecer a presença e a voz das mulheres no agro e nos negócios, celebrando jornadas que inspiram e abrem portas para novas lideranças femininas.
Fonte: Vinicius Bracht – MTB 2061/MS/Assessor de Imprensa Rise MKT


