O prefeito de Iporá, Naçoitan Leite se encontrou neste último sábado (11), com o governador do Estado, Ronaldo Caiado. Na ocasião, o governador foi convidado para receber o título de embaixador do 14° Encontro Nacional de Muladeiros em Iporá, festa tradicional da região que acontecerá em janeiro de 2022. Estavam juntos também durante o encontro, a primeira-dama, Hayzza Haytt e o presidente da Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog), David Melo.

“Janeiro de 2022 será marcado como um tempo novo e com isso, a retomada do Encontro Nacional de Muladeiros, nosso maior evento aqui em Iporá. Com toda nossa população imunizada, faremos uma festa linda. Por isso teremos a honra de ter como embaixador, nosso governador Ronaldo Caiado. Tenho certeza de que será um recomeço para todos nós”, afirma Naçoitan Leite.

A festa

Comidas típicas, concursos, leilões e provas de animais são marcas do Encontro Nacional de Muladeiros, que estima ter um público ainda maior que os outros anos com a população já toda vacinada e a retomada dos eventos. A festa, que acontece no Parque de Exposições Agropecuárias da Cidade, é organizada pela Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog) e seu presidente, David Melo, que prepara para o ano que vem, provas de animais com marcha, morfologia, de laço, apartação e rédea. Competições saudáveis, onde animais e muladeiros mostram seus valores.
O Muladeiros de Iporá tem o maior desfile de Muares do Brasil, com mais de 4 mil Muladeiros que desfilam pelas ruas e avenidas da cidade. “Temos uma programação completa das mais diversas esferas da cultura muladeira. É concurso de comidas tropeiras onde selecionamos as mais saborosas. Concurso que escolhemos as mulas mais bonitas, temos leilões de animais”, informa David melo. O evento também realiza prova em nível nacional de marcha, rédea, três tambores, burro adulto, muar diagonal, de patrão, de mula adulta e de patroa.

Outra atração é a Queima do Alho, que dá sabor ao evento. As comitivas mostram seus talentos culinários ao prepararem a comida de tropeiro. O Encontro Nacional de Muladeiros tem também o café da manhã coletivo para todos ali. A escolha da Garota Amog e seu reinado na festa é outro destaque, para a edição 2022, já se pensa neste concurso que não é exatamente só de beleza. Trata-se também de escolher uma garota com perfil de muladeira.
Ronaldo Caiado será embaixador do 14° Encontro Nacional de Muladeiros em IporáRonaldo Caiado será embaixador do 14° Encontro Nacional de Muladeiros em Iporá Ronaldo Caiado será embaixador do 14° Encontro Nacional de Muladeiros em IporáRonaldo Caiado será embaixador do 14° Encontro Nacional de Muladeiros em Iporá Ronaldo Caiado será embaixador do 14° Encontro Nacional de Muladeiros em IporáRonaldo Caiado será embaixador do 14° Encontro Nacional de Muladeiros em Iporá
Comentários