Saberes tradicionais e tecnologias sociais orientam último debate na Casa da Ciência

Pesquisadores discutiram como envolver as populações locais e as tecnologias sociais no enfrentamento das mudanças climáticas. Foto: Kevin Castro/MPEG

A última mesa redonda da Casa da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) reuniu, nesta sexta-feira (21), professores e pesquisadores para discutir como envolver as populações locais e as tecnologias sociais no enfrentamento das mudanças climáticas. Eles debateram caminhos para fortalecer soluções desenvolvidas nos territórios e integrar o conhecimento comunitário às políticas de adaptação e mitigação climática no País. 

Para o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Pereira da Silva, o ponto-chave para envolver a população é o respeito e a integração à cultura e aos saberes dos povos tradicionais. “O conhecimento da academia sem a sabedoria e a experiência dos povos tradicionais não tem sentido. Se você andar pelas nossas matas e nossas ilhas, vai ver as comunidades habitando em harmonia com a natureza, com a floresta de pé, e não fomos nós, da academia, que ensinamos isso para eles. Na verdade, nós temos muito o que aprender”, afirmou. 

Já o professor associado da Universidade Regional do Cariri, Francisco Do O’ Lima, destacou a importância de unir o engajamento das populações locais a uma agenda de desenvolvimento social. “Precisamos entender que as mudanças climáticas também acarretam mudanças sociais. Em algumas áreas, como o semiárido, o aumento das temperaturas vem atingindo diretamente a vida das pessoas, e é preciso considerar essa realidade na construção de alternativas que aumentem a resiliência climática”, avaliou. 

Casa da Ciência 

A Casa da Ciência do MCTI, sediada no Museu Paraense Emílio Goeldi, é um espaço de divulgação científica com foco em soluções climáticas e sustentabilidade, além de ser ponto de encontro de pesquisadores, gestores públicos, estudantes e sociedade durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança de Clima (COP30). 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação