Durante os três dias do Salão do Turismo de 2025, em São Paulo, os visitantes tiveram a oportunidade de viver uma verdadeira imersão na vasta cultura brasileira, especialmente por meio do artesanato, um dos locais mais movimentados do evento e que trouxe histórias inspiradoras.
Uma dessas história é de Silvana Oliveira, artesã de Goiânia (GO). Ela trabalha com crochê e veio para o Salão do Turismo representando uma cooperativa de 33 artesãs. O estande em que Silvana estava havia uma ampla variedade de peças de vidros, cerâmica, macramê, crochê, produtos de barro e muitos outros materiais.
Silvana começou no artesanato com 14 anos, no estado de Tocantins. Ela conta que deixou para trás um antigo emprego para viver exclusivamente das peças de arte que produz. “Eu vim de uma família humilde, de Tocantins, e tem mais de 20 anos que eu moro no Goiás. Eu era funcionária pública, trabalhei 15 anos na saúde e agora estou somente no trabalho de artesanato, com crochê”, conta. “Está sendo muito bom estar aqui no Salão, estou fazendo novas amizades, crescendo a aprendendo cada dia mais”, finaliza.
SALÃO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.
Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.
PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior mostra do turismo brasileiro, é organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo