
O papel do audiovisual na valorização e na promoção do turismo brasileiro foi tema, nesta quinta-feira (21.08), de uma das palestras de destaque do Núcleo do Conhecimento que acontece no Salão do Turismo, em São Paulo (SP).
O painel “O Impacto do Audiovisual no Turismo Brasileiro” reuniu nomes de peso do setor cultural e do turismo, como a diretora da Netflix, Mariana Polidorio; a atriz Domithila Cattete, da série Psica; o escritor e jornalista Edyr Augusto e o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd.
A discussão explorou como produções audiovisuais, de séries e filmes a documentários, contribuem para projetar destinos nacionais, estimular o turismo cultural e ampliar a presença do Brasil no mercado internacional.
O diretor do Departamento de Marketing, Eventos e Expansão Digital do Ministério do Turismo, Fábio Pinheiro, lembrou que a Revista Tendências de Turismo 2025, elaborada pelo órgão, traz os “Destinos Inspirados pela Mídia”.
“Esses lugares impulsionam pela emoção de explorar locais imortalizados nas telas. Esse tipo de turismo possibilita uma conexão profunda com as narrativas e personagens que inspiram os visitantes”, apontou Pinheiro.
A tendência abrange desde grandes metrópoles até vilarejos remotos que ganharam notoriedade após suas aparições em filmes e séries, ampliando as possibilidades de destinos que encantam e surpreendem o público.
O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.
Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país com descontos especiais. A iniciativa se alinha ao Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 e ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), com foco na geração de emprego e renda no setor.
PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo