A sessão para criação de um plano internacional para acelerar soluções em turismo sustentável reuniu especialistas nesta terça-feira (18), na Blue Zone da COP30, em Belém (PA). A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, foi responsável por abrir os debates sobre o tema.
“É muito especial participar desta construção internacional aqui em Belém, no coração da Amazônia. Estar nesta mesa, trazendo a perspectiva do Brasil e da nossa região, é motivo de enorme orgulho”, afirmou Ana Carla ao abrir as falas.
O encontro integrou a “Co-creation session on the Plan for Accelerated Solutions for Tourism (PAS-Tourism)”, iniciativa desenvolvida em apoio ao programa de trabalho dos UNFCCC Climate Champions no âmbito da plataforma Global Climate Action. Em tradução direta, trata-se da “Sessão de co-criação do Plano para Soluções Aceleradas para o Turismo”.
Também acompanharam a mesa técnicos da Secretaria-Executiva do Ministério do Turismo, contribuindo com análises sobre políticas brasileiras voltadas ao turismo sustentável, adaptação climática e descarbonização do setor.
A participação da Pasta na construção do plano reforça o protagonismo do Brasil na COP30 e o compromisso do Ministério do Turismo com uma transição ecológica sólida e integrada ao desenvolvimento regional.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


