A Secretaria Nacional de Aquicultura (SNA) do Ministério da Pesca e Aquicultura, participará da COP30, em Belém (PA), com dois painéis voltados à integração do setor aquícola nas políticas públicas de enfrentamento às mudanças do clima.
Painel 1 – Sistemas agroalimentares aquáticos: soluções climáticas baseadas na aquicultura
O primeiro painel debaterá as contribuições da aquicultura para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A proposta é evidenciar o potencial do setor na redução das emissões de gases de efeito estufa, no uso eficiente de recursos naturais e na geração de benefícios sociais e ambientais.
O encontro abordará ainda o papel da algicultura como solução inovadora para mitigação climática e fortalecimento de comunidades costeiras. Serão discutidos também os serviços ecossistêmicos associados à atividade, que contribuem para a melhoria da qualidade dos ambientes aquáticos e para o avanço de modelos produtivos regenerativos e de baixo carbono.
Painel 2 – Integração do setor aquícola nas políticas climáticas nacionais
O segundo painel tratará da inserção da aquicultura nas políticas e estratégias nacionais de adaptação e mitigação climática. O debate destacará a integração do setor nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e em outros instrumentos de planejamento climático, além de apresentar experiências, desafios e propostas de políticas públicas e mecanismos de governança voltados à sustentabilidade e à resiliência produtiva.
Protagonismo do Brasil na agenda climática
A presença da Secretaria Nacional de Aquicultura na COP30 representa uma oportunidade estratégica para destacar o protagonismo do Brasil na agenda climática global. A iniciativa reforça o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e nutricional e a transição para uma economia de baixo carbono.