06/03/2017 21h
Entrevista foi concedida ao jornalista Tião Prado na rádio Cerro Corá 91.5 FM
Por: Dora Nunes
Fabrício da costa Cervieri, secretário municipal de finanças em Ponta Porã, possui graduação em Ciências Econômicas pelo Fundação Armando Álvares Penteado, especialização em Gestão Estratégica Global de Negócios pela Universidade Católica Dom Bosco, especialização em Mba Finanças Comunicação e Relações Com Investidor pela Universidade de São Paulo e mestrado-profissionalizante em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.
Em entrevista ao jornalista Tião Prado no programa FM em Notícias da rádio Cerro Corá 91.5 FM, falou sobre a campanha do IPTU 2017 que tem data de vencimento no dia 10 de março ressaltando ser o imposto mais importante para o município pois são verbas que serão destinadas a investimentos e a expectativa é de que o contribuinte entenda a necessidade de fazer parte desse projeto novo e efetuar o pagamento desse imposto em dia, contribuindo para projetos futuros da prefeitura.
De acordo com o secretário foram lançados cerca de 39 mil carnês de IPTU, entre imóveis urbanos, comerciais, destacando se tudo fosse pago, entraria para os cofres da prefeitura cerca de 17 milhões de reais, mas o histórico de pagamento em Ponta Porã é em torno de 50%.
No último ano da administração do então prefeito Ludimar Novais, 54% dos contribuintes efetuaram o pagamento do IPTU, ressaltando que no auge da administração Flávio Kayatt, conseguiu-se chegar a 67% de recebimento de IPTU.
” O IPTU tem uma característica onde o contribuinte quer ver o imposto revertido em concerto das ruas, manutenção, saúde pública, melhoria da educação, já que esse é o propósito e quando a população não vê esse retorno, muitos preferem esperar para ver o que vai acontecer, pagar mais na frente, parcelar”, disse Fabrício Cervieri dizendo que acredita que esse ano será diferente visto que a população esta entendendo e confiando no prefeito Hélio Peluffo Filho e irá aproveitar o grande DESCONTO de 25% que está sendo oferecido. Destaca-se que esse desconto é fora dos padrões do Estado e ocasiona que em muitos casos, os valores fiquem bem próximos ao do ano de 2016.
Cervieri falou que o valor do IPTU pago a vista tem o desconto de 25%; para pagamento a prazo, em cada parcela, o contribuinte tem 5% de desconto, podendo ser parcelado em até 10 vezes.
PRÊMIOS
O contribuinte que pagar o IPTU 2017 a vista, estará concorrendo ao sorteio de uma moto, alem de concorrer aos outros prêmios destinados aos pagamentos a prazo. São 42 prêmios, incluindo um carro zero km, 10 máquinas de lavar, 10 geladeiras, 10 televisores e 10 fogões.
Fabrício Cervieri afirmou que a política adotada na administração Hélio Peluffo é de que cada centavo deve ser muito bem gasto; o retorno de cada pagamento, de cada investimento tem que “valer a pena”. “Então se vamos fazer investimento em merenda escolar, esta deve ser boa, de qualidade, e que compense o recurso investido”, afirmou Cervieri lembrando que todo o país está em um ano difícil, de contenção de despesas e os mais otimistas afirma que o mercado poderá reagir a partir de agosto, em contrapartida, os mais cautelosos afirmam que a economia começará a reagir em 2018.
De acordo com o secretário, as finanças do município não estão bem, assim como os outros municípios do Brasil, mas que estão trabalhando para poder recuperar, com os programas implantados, os gastos conscientes, as economias que estão sendo feitas, com a busca de recuperar créditos perdidos, já que a Prefeitura tem mais de 60 milhões de reais em dívida ativa e a ideia é criar sistemas para que os devedores venham até a prefeitura para começarem a quitar seus débitos.
Acerca dos IPTUs em atraso, o secretário enfatizou que antes de vencer o prazo de prescrição, a Procuradoria do município entra com ação de execução e a dívida continua.
No dia 04 de março, sábado, a prefeitura trabalhou com sistema de plantão para recolhimento do IPTU no período matutino e Cervieri informou que cerca de 50 pessoas foram atendidas. ” Eu esperava mais, mas isso dá uma dupla interpretação, onde de um lado os pessimistas pode dizer que não houve interesse, mas os otimistas prefere acreditar que a população já está esclarecida e concordando com o que está sendo feito”, ressaltou.

