Secretário Nacional de Portos debate transformações no mundo do trabalho em congresso em Foz do Iguaçu (PR)

O evento foi organizado pela Associação Brasileira dos Magistrados do Trabalho (ABMT), em parceria com a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP).

O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, participou, entre os dias 27 e 29 de novembro, do IV Congresso Nacional e II Internacional da Magistratura do Trabalho, em Foz do Iguaçu (PR), onde debateu sobre caminhos institucionais e soluções jurídicas capazes de responder às transformações no mundo do trabalho. O evento foi organizado pela Associação Brasileira dos Magistrados do Trabalho (ABMT), em parceria com a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP).

Alex Ávila também presidiu o painel “Trabalho Portuário: desafios e perspectivas”, que reuniu especialistas para debater sobre aspecto trabalhista, em especial com foco na atual revisão da legislação que trata do marco regulatório do setor portuário, que é o PL 733, que está atualmente em análise na Câmara dos Deputados. Participaram do debate Jacqueline Wendpap (Ceportos), Arthur Gersioni (Eldorado), José Adilson (FNE) e Sérgio Aquino (Fenop).

Segundo o secretário, o Congresso ofereceu um espaço qualificado para diálogo e construção coletiva. “Foi uma oportunidade valiosa para promover um debate de alto nível, ouvir diferentes perspectivas, além de apresentar o posicionamento da Secretaria Nacional de Portos. O evento gerou reflexões importantes, tanto para o público quanto para os painelistas, criando um ambiente de troca que enriquece as discussões sobre o setor portuário”, afirma.

Ele destacou ainda que houve um reconhecimento expressivo ao trabalho desenvolvido pelo Ministério e pela Secretaria. “Em todas as falas, ficou evidente o reconhecimento ao nosso papel como ente harmonizador e pacificador, especialmente na condução do processo que resultou no acordo entre empresários e trabalhadores no capítulo trabalhista do novo marco regulatório do setor portuário. Foi muito gratificante participar representando a Secretaria e apresentar um pouco do trabalho que temos desenvolvido.”

Setor portuário e logística
Além do painel conduzido pelo secretário, o Congresso também promoveu debates que dialogam diretamente com a agenda portuária e logística, abordando temas como transição energética e sustentabilidade, impacto das tecnologias emergentes nas operações e relações de trabalho, regulação moderna para gestão eficiente dos portos públicos, ESG no sistema portuário, a atuação das autoridades portuárias e o PL 733/2025; temas centrais para a competitividade, a eficiência e o desenvolvimento econômico e regional do país.

Fonte: Portos e Aeroportos