O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, copresidiu a segunda reunião do Conselho de Campeões, nesta segunda-feira (16.06). O evento remoto reuniu autoridades e representantes do Conselho de Campeões para tratar de processos e estratégias da Aliança em avanços no combate à fome e à pobreza.
“Esta segunda reunião marca um passo importante para operacionalizarmos as decisões do Conselho de Campeões e acelerarmos ações concretas. A abordagem prática das nossas decisões anteriores já começa a dar os primeiros resultados. Estamos não apenas mantendo nosso impulso, como acelerando”, comentou Wellington Dias, ao lembrar que a Aliança passou a marca de 100 países membros.
O encontro debateu uma série de temas como as atualizações para implementação do programa fast track; as ações para a Aliança Global na 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FfD4) em Sevilha; medidas para maior alinhamento entre fornecedores financeiros e de conhecimento, COP30 e Cúpula de Doha, entre outros.
Em relação ao programa fast track, o ministro trouxe atualizações e lembrou que a equipe de Apoio e diversas agências das Nações Unidas e Bancos Multilaterais têm trabalhado na estruturação de 15 planos de implementação em 13 países membros da Aliança.
“Os planos se encontram em diferentes estágios, mas um bom número está pronto para iniciar a busca de parcerias”, disse. “Chegamos à etapa crucial de buscar entre os membros do Conselho e outros membros da Aliança os apoios mais eficazes para ajudar esses países na sua luta contra a fome e a pobreza”
A copresidente da Aliança Global, Eva Granados, ressaltou o quanto a Aliança Global está se fortalecendo. “Nós somos parceiros e queremos oferecer suporte para alcançar todos os objetivos da Aliança Global. Nós estamos trabalhando juntamente com o Brasil para conseguir concretizar nossos planos e os que ainda precisam ser validados”, detalhou. “Esta reunião é uma oportunidade para avaliarmos todas as ações para a implementação do programa. Precisamos continuar caminhando e trabalhando esta agenda”, completou.
FfD4
Um dos pontos abordados na reunião foi a 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FfD4), que ocorrerá em Sevilha, Espanha, de 30 de junho a 3 de julho. O encontro será a oportunidade para a realização de um evento paralelo em prol da Aliança Global, previsto para 30 de julho. O evento será dividido em um segmento de abertura e dois painéis; o primeiro apresentará o progresso alcançado nos planos de implementação do programa fast track. Já o segundo deve explorar as soluções de financiamento integradas e inovadoras para financiar o combate à fome e à pobreza em larga escala.
Parte do processo do FfD4 também incluirá o lançamento da Plataforma de Ação de Sevilha (PAS). Com base no documento final de Sevilha, a Plataforma de Ação de Sevilha deve mobilizar alianças para implementar ações específicas do documento, a fim de enfrentar desafios compartilhados rumo ao desenvolvimento sustentável. A conferência também será uma oportunidade para angariar apoio e acelerar o financiamento conjunto de programas nacionais de combate à fome e à pobreza.
Brasil e Espanha vão apresentar atualizações sobre o evento Global Alliance Centre Stage. Vice-presidentes e outros campeões presentes serão convidados a compartilhar suas ações planejadas para o FfD4 e discutir como podem apoiar a Aliança Global e seus objetivos.
COP30
Outros pontos de destaque foram a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será sediada pelo Brasil entre 10 e 21 de novembro, e a necessidade de unir questões ambientais e sociais.
“A crise climática e a luta contra a fome e a pobreza estão intrinsecamente ligadas. A Aliança Global tem um papel vital em advogar para que as soluções para esses desafios sejam integradas. Precisamos definir ações práticas para apoiar os países nesse processo e garantir que o financiamento climático também beneficie os mais vulneráveis à insegurança alimentar e à pobreza”, defendeu Wellington Dias.
Próximos passos
Para o titular do MDS, a reunião marcou um passo importante para que as decisões do Conselho de Campeões sejam aceleradas e transformadas em ações concretas. “Avançamos significativamente hoje, dando passos concretos para transformar os planos da Aliança em realidade. As decisões tomadas hoje serão importantes para guiar a atuação da Aliança Global nos próximos meses”, afirma.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome