9 C
Ponta Porã
domingo, 14 de julho, 2024
InícioBrasil & MundoSegunda semana de Brasília Design Week traz programação movimentada

Segunda semana de Brasília Design Week traz programação movimentada

Segunda semana de Brasília Design Week traz programação movimentada
Pedro Reis

Segunda semana de Brasília Design Week traz programação movimentada

A Brasília Design Week (BDW) 2024 entra na sua segunda semana, trazendo uma série de eventos gratuitos que prometem agitar o cenário cultural da capital. Com exposições, feiras e mostras, a programação é diversa e acessível ao público, consolidando a cidade como um polo de inovação e criatividade no design.

No mezanino do Museu Nacional da República , duas exposições principais destacam-se: uma dedicada aos designers de Brasília e outra aos talentos nacionais, incluindo peças exibidas na Semana de Design de Milão. Sob a curadoria de Nina Coimbra e Dimitri Lociks, as mostras apresentam uma rica seleção de objetos que refletem a identidade cultural brasiliense e o design brasileiro de ponta.

A exposição “Onde o Plano Encontra a Margem”, curada por Nina Coimbra, exibe a produção de design de produto, mobiliário, gráfico e moda do Distrito Federal entre 2022 e 2024. A mostra busca revelar o potencial criativo da região, com destaque para nomes como Samuel Lamas, Rafaela Gravia, Choque Arquitetura e Aciole Felix.

banco_azulejo_ Quina Azulejaria - Onde o Plano Encontra a Margem
Banco Azulejo (Quina Azulejaria) – Onde o Plano Encontra a Margem | Foto: divulgação

Dimitri Lociks assina a curadoria da mostra “Conexão Brasília”, que explora o papel do design na economia nacional. A exposição destaca a importância das parcerias entre entidades públicas e privadas para o fomento do design e inclui trabalhos de renomados designers como Jader Almeida, Sérgio Matos e Victor Leite.

Morada Decor e Aciole - Exposição Conexão Brasília - PCDIMOB
Morada Decor e Aciole – Exposição Conexão Brasília | Foto: divulgação

Além das exposições, a Brasília Design Week 2024 oferece uma série de outras atividades. A Feira Motim, nos dias 13 e 14 de julho, e a Mostra Traços, de 10 a 19 de julho, acontecem no Anexo do Museu Nacional da República, trazendo uma diversidade de produtos e ideias inovadoras. De 9 a 12 de julho, a Mostra de Trabalho no Campo do Design da Universidade Católica e do Instituto Federal de Brasília (IFB) apresenta projetos de estudantes e profissionais emergentes.

Caetana Franarin, idealizadora do projeto, ressalta a importância do evento: “Brasília inspira e expira criatividade. Não há como andar pela cidade sem se deparar com uma grande obra ou expressão artística. É preciso que nossa cidade abrace o design como caminho para seu desenvolvimento sustentável” .

Serviço:

Brasília Design Week 2024
Data: até 4 de agosto
Local: Museu Nacional da República
Exposições principais: “Onde o Plano Encontra a Margem” – curadoria de Nina Coimbra | “Conexão Brasília” – curadoria de Dimitri Lociks
Feira Motim: 13 e 14 de julho, das 16h às 22h
Mostra Traços: 10 a 19 de julho, das 9h às 18h30
Mostra de Trabalho no Campo do Design da Universidade Católica e IFB: 9 a 12 de julho, das 9h às 18h30
Mostra de Trabalho no Campo do Design da UNB e IESB: 16 a 19 de julho, das 9h às 18h30
Edição Especial do Limonada Project: 20 e 21 de julho, das 11h às 19h

The post Segunda semana de Brasília Design Week traz programação movimentada first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional