Seleção de empresas para oferta de serviços a docentes vai até 30/11

Foto: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para selecionar empresas interessadas em conceder a docentes — com desconto — serviços financeiros e de alimentação; cultura; educação; moradia; saúde; transporte; entre outros. O novo Edital de Chamamento Público nº 12/2025 foi publicado na sexta-feira, 12 de setembro, no Diário Oficial da União.  

As empresas participantes receberão em troca o selo Empresa Parceira dos Professores”, criado pelo MEC, e terão sua marca veiculada no portal do programa Mais Professores para o Brasil. O chamamento é mais uma das ações do MEC para valorizar e promover o reconhecimento social e institucional da atividade docente. 

Podem participar empresas com abrangência nacional ou regional, desde que atendam às condições previstas no edital. O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral, durante um período de até 12 meses. 

A iniciativa é destinada a todos os professores em exercício no país, independentemente da área de atuação, do nível de educação (básica ou superior) ou da natureza da instituição em que trabalha (pública ou privada).   

Para utilizar o benefício, o professor deverá comprovar a condição de docente por meio da apresentação de um dos documentos: Carteira Nacional de Docente do Brasil (CNDB); carteira de identificação funcional válida; ou contracheque atualizado acompanhado de documento oficial de identificação com foto.   

Cronograma – As empresas interessadas têm até o dia 30 de novembro para se inscrever. As propostas submetidas serão analisadas por uma comissão de seleção composta por representantes das secretarias do MEC. 

A divulgação dos resultados preliminares ocorrerá em três ciclos: 5 de outubro, 5 de novembro e 5 de dezembro. A divulgação do resultado final de cada ciclo acontecerá nos dias 15 de cada mês, mesma data em que o edital será encerrado. A conclusão da seleção ocorrerá após a divulgação do último ciclo e da formalização dos termos de adesão pelas empresas credenciadas. 

Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.         

O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.    

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Fonte: Ministério da Educação