Semana Dados BR 2025 chega ao fim e se consolida no cenário de governança e uso estratégico de dados públicos

O evento que reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de instituições nacionais e internacionais para discutir o futuro da governança e dos ecossistemas de dados.

A Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) encerraram hoje, 5/12, a edição 2025 da Semana Dados BR, evento que reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de instituições nacionais e internacionais para discutir o futuro da governança e dos ecossistemas de dados.

Com uma programação distribuída ao longo de quatro dias, o encontro promoveu debates sobre tendências e transformações na governança de dados, no Brasil e no mundo. O evento ocorreu em formato virtual, com transmissões ao vivo dos painéis e interação com os participantes.

A sessão de abertura foi dedicada ao tema “A importância da governança de dados para o fortalecimento da integridade da informação” e contou com a participação da Secretária Nacional de Transparência e Acesso à Informação da CGU, Livia Sobota, e do Secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, com mediação do Coordenador-Geral de Dados Abertos da CGU, Otávio Neves.

A programação da Semana Dados BR incluiu ainda painéis temáticos e discussões sobre temas como anonimização e privacidade, interoperabilidade, uso de IA generativa, maturidade de dados no setor público e impactos da governança de dados em áreas como meio ambiente e transparência. Entre os palestrantes estiveram Ana Helena Ulbrich, brasileira eleita pela revista Time, em 2025, como uma das 100 personalidades mais influentes em IA, fundadora da NoHarm, uma plataforma de software como serviço (SaaS) que utiliza inteligência artificial para otimizar as decisões da Farmácia Clínica; e Mercedes de los Santos, representante da Open Data Charter, organização de colaboração global que estabelece princípios e práticas para governos e organizações com o objetivo de divulgar dados de forma aberta, livremente acessível e reutilizável.

Esta é a terceira Semana Dados BR, uma iniciativa que reúne especialistas do governo e de todos os setores da sociedade, consolidando-se como um dos mais importantes eventos sobre o assunto e o principal para órgãos públicos. Os 4 dias de evento demonstram o interesse do público, com mais de 6271 visualizações durante a programação, cabendo destaque para as sessões “Governança de Dados e Integridade da Informação”, “Técnicas de Anonimização de Dados” e “Oficina de Prompt em IA Generativa.

As palestras da Semana Dados BR ficarão disponíveis no canal da CGU no YouTube para serem assistidos por todos a qualquer momento.

Fonte: Controladoria-Geral da União