Ao longo da semana, a instituição promoverá diversas atividades sobre o tema, abertas à participação de toda a sociedade.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG), em parceria com a Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul (FEAPAEs/MS), realizou nesta quinta-feira (21/8), a abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2025.
Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a programação busca valorizar a escuta, o respeito e a participação das pessoas com deficiência, reforçando que a deficiência é apenas uma característica, e não um limitador de sonhos e conquistas.
Instituída pela Lei nº 13.585/2017, a Semana Nacional acontece de 21 a 28 de agosto e é um compromisso de sensibilização da sociedade, de combate ao capacitismo e de promoção da inclusão. Neste ano, a APAE Brasil provoca a reflexão: quem tem decidido o que as pessoas com deficiência podem ou não fazer? O convite é para que toda a sociedade garanta oportunidades reais, acessibilidade e respeito às diferenças.
Autoridades participaram da abertura, entre elas o deputado estadual Pedro Kemp, que representando a Assembleia Legislativa, destacou a importância da luta pela inclusão e da efetivação das leis já conquistadas.
Representando a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Caio Zarzur, reafirmou o apoio da pasta às APAEs do Estado. O CONSEP foi representado por Ericleir Alves.
Os autodefensores das APAEs, Evelyn Machado e Wagner Freitas, reforçaram a importância da arte, dos direitos e do aprendizado coletivo durante a semana.
O presidente da FEAPAEs/MS, Antônio José dos Santos Neto, ressaltou que as barreiras sociais, e não a deficiência, são as verdadeiras limitações, defendendo a necessidade de dar voz às pessoas com deficiência em todos os espaços.
O presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, destacou que a Semana Nacional é um chamado à sociedade para combater preconceitos e renovar o compromisso com a inclusão: “É hora de ouvir mais, respeitar mais e garantir que as pessoas com deficiência tenham, de fato, voz e espaço nas decisões que impactam suas vidas”, afirmou.
A diretora pedagógica do CEDEG/APAE, Helciane Franco, agradeceu aos parceiros e funcionários pela dedicação.
Após a solenidade, foram realizados jogos de parabadminton e tênis de mesa entre a APAE de Campo Grande e a Pestalozzi, como primeira atividade da Semana Nacional.
Ao longo da semana, a instituição promoverá diversas atividades sobre o tema, abertas à participação de toda a sociedade.

