Seminário do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça debate mais mulheres na liderança e igualdade no mundo do trabalho

Nesta terça-feira (2), o Ministério das Mulheres realiza, em Brasília, o seminário “Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça: Mais mulheres na liderança, mais equidade nas empresas, mais igualdade no mundo do trabalho”. O encontro será das 9h às 18h, no Auditório Celso Furtado, no Bloco K da Esplanada dos Ministérios, e vai reunir representantes de empresas públicas, privadas e mistas, do governo federal e de organismos internacionais para debater estratégias de promoção da igualdade de gênero e raça nas organizações. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do Ministério das Mulheres no YouTube.

A programação inclui painéis com mulheres que ocupam cargos de direção e atuam em áreas historicamente masculinizadas, como indústria, tecnologia, energia e saúde. Em um dos diálogos, lideranças compartilham suas trajetórias profissionais, os desafios para chegar à gestão e as mudanças promovidas a partir de seus lugares de liderança. Em outro painel, trabalhadoras que atuam em profissões majoritariamente ocupadas por homens vão falar sobre como romperam barreiras, inspirar outras mulheres e contribuir para transformar a cultura organizacional.

À tarde, o seminário terá um painel dedicado aos caminhos e desafios para ampliar a presença de mulheres em cargos de direção, com participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, entre outras autoridades e representantes da ONU Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Coordenado pelo Ministério das Mulheres, por meio da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados (SENAEC), o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça tem como objetivo fomentar práticas de equidade de gênero e raça na cultura organizacional de médias e grandes empresas, com foco nas áreas de gestão e recursos humanos. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério do Trabalho e Emprego, a ONU Mulheres e a OIT.

Ao longo de sete edições, 246 organizações já aderiram ao programa, com nove empresas presentes desde a primeira edição. Na sétima edição, que se encerra em junho de 2026, participam 88 empresas das cinco regiões do país, de setores como transporte, bancos e finanças, telecomunicações, saúde, construção, energia, pesquisa, indústria química e farmacêutica, entre outros. Juntas, elas empregam cerca de 750 mil trabalhadoras e trabalhadores e movimentam aproximadamente R$ 800 bilhões na economia brasileira.

Confira a programação do evento:

  • 9h – Recepção e credenciamento
  • 9h30 – Informes sobre o andamento da 7ª edição do Programa
  • 10h – Painel: A trajetória de mulheres em cargos de gestão
  • 11h30 – Painel: Lugar de mulher é onde ela quiser!
  • 15h – Painel: Programa Pró-Equidade: caminhos e desafios para a ampliação de mulheres em cargos de direção
  • Encerramento
Serviço: Seminário “Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça: Mais mulheres na liderança, mais equidade nas empresas, mais igualdade no mundo do trabalho”
Data: 2 de dezembro de 2025
Horário: 9h às 18h (credenciamento a partir das 9h)
Local: Auditório Celso Furtado – Bloco K, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)

Mais informações sobre o programa: 

Informações para a imprensa: [email protected] | Tel.: (61) 2027-3676.

Fonte: Ministério das Mulheres