O Ministério das Mulheres convida mulheres que atuam em espaços de poder e decisão de todo o Brasil para participarem do Seminário Nacional sobre Violência Política Contra as Mulheres no Brasil: diálogos para o enfrentamento, que será realizado em formato híbrido no dia 3 de dezembro de 2025. O encontro presencial será em Brasília, no Centro Universitário UDF, das 8h às 17h.
O evento é organizado pela Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres e convida vereadoras, deputadas estaduais, federais, senadoras, prefeitas, secretárias de Políticas para as Mulheres, lideranças políticas, representantes da sociedade civil, dirigentes partidárias e mulheres que já vivenciaram situações de violência política de gênero. Para participar de forma presencial ou online, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível neste link.
O seminário tem como objetivo ampliar e fortalecer o enfrentamento à violência política contra as mulheres, contribuindo para a formulação de políticas públicas que garantam a presença de mais mulheres em espaços de poder e decisão, livres de qualquer forma de violência. Além disso, vai debater estratégias de enfrentamento à violência política contra mulheres com mandato, candidatas e lideranças comunitárias; discutir propostas legislativas em tramitação, incluindo caminhos para assegurar paridade de gênero; e dialogar sobre políticas públicas para garantia de direitos e superação dos desafios enfrentados pelas mulheres na política.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destaca o caráter participativo e democrático do evento, uma vez que valoriza a presença de parlamentares, sociedade civil, vítimas e especialistas. “Este seminário vem para ampliar nossas vozes e fortalecer a democracia participativa”, afirma a ministra. “É preciso que mais mulheres se candidatem nas eleições do próximo ano e que estejam, de fato, protegidas e seguras nesses espaços de poder”, reforça Sandra Kennedy, secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política.
Mais detalhes podem ser obtidos pelo e-mail [email protected].
Acordo inédito fortalece políticas de proteção
Um dos destaques do evento será a apresentação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o enfrentamento à violência política contra as mulheres, assinado durante a plenária final da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM). O documento reúne esforços de importantes instituições, como o Ministério das Mulheres (MMulheres), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Defensoria Pública da União (DPU), a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O ACT organiza ações como recebimento, acompanhamento e adoção de providências em casos de violência política e nasce a partir das propostas elaboradas pelo Grupo de Trabalho Interministerial de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres, coordenado pelo Ministério das Mulheres, com participação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e Ministério da Igualdade Racial (MIR).
21 dias de ativismo
O Seminário Nacional sobre Violência Política Contra as Mulheres no Brasil: diálogos para o enfrentamento integra a campanha Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e do Racismo. No Brasil, a mobilização ocorre de 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Saiba mais neste link.
Serviço: Seminário Nacional sobre Violência Política Contra as Mulheres no Brasil: diálogos para o enfrentamento
Fonte: Ministério das Mulheres


