Referência para a rede de Assistência Social de diversos municípios do país e do estado, o roteiro que detalha o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na modalidade remota da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), implantado durante a pandemia, também ganhou destaque no blog do GESUAS, uma das principais ferramentas nacionais de consulta dos profissionais que atuam na área de Assistência Social do país.

Serviço remoto de fortalecimento familiar da SAS é citado em referência bibliográfica de blog nacionalO objetivo do blog é compartilhar ações e metodologias de sucesso do setor, dando ênfase a um material referenciado, por isso o conteúdo do roteiro elaborado pela equipe da Gerência da Rede de Proteção Social Básica da SAS também foi inserido nas referências bibliográficas do blog.

Apesar do texto do blog sugerir aos gestores da assistência social, as estratégias que poderiam ser adotadas no início da pandemia, quando as atividades presenciais foram suspensas, a gerente da Rede de Proteção Social Básica da SAS, Gizeli Motta do Prado, explicou que as ações recomendadas ainda são úteis, já que as atividades presenciais nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Convivência do Idoso e Centros de Convivência não foram retomadas em sua totalidade em muitos municípios, incluindo Campo Grande, onde as unidades estão retomando as atividades de forma gradativa e atualmente trabalham com 30% de sua capacidade, seguindo medidas de biossegurança.

Com isso, as atividades remotas continuam sendo realizadas e compartilhadas via canais digitais, servindo de suporte ao trabalho dos profissionais que atuam nas unidades. Assim como no roteiro elaborado pela equipe da SAS, o texto do blog enfatiza a importância de uma reorganização do serviço, de modo a estimular a criação de redes de contatos entre os usuários do SCFV, para compartilhar as atividades remotas, orientando as famílias sobre a importância de continuar realizando as ações propostas na modalidade.

Reconhecimento

Em outro trecho, o texto ressalta a reorganização das equipes do SCFV de modo a não prejudicar o atendimento ao usuário, da mesma forma que foram orientados os profissionais das unidades da SAS.

“Para nós é muito importante esse reconhecimento porque o trabalho da gestão está sendo divulgado em todo o país. Isso significa que o município está executando um trabalho de excelência e reconhecido na área. É um material que está sendo acessado por profissionais que buscam ações diferenciadas dentro da Assistência Social”, pontuou Gizeli.

A abordagem humanizada das atividades sugeridas no roteiro também rendeu, em maio, um convite para a equipe da SAS realizar uma capacitação para profissionais da Assistência Social dos 246 municípios de Goiás.

O texto do blog pode ser acessado pelo link https://www.gesuas.com.br/blog/scfv-na-pandemia/

Comentários