As frutas e hortaliças que são consumidas cruas também devem ser limpas
15/04/2020 10h20 – DN
O mundo mobiliza-se em torno dos cuidados e prevenção à Covid-19 e uma simples medida pode ajudar a se proteger e evitar a propagação da doença: a correta manipulação e higiene de alimentos. A equipe de saúde preventiva do Sesi de Mato Grosso do Sul elaborou quatro dicas para evitar a contaminação e, ainda, esclarece se o novo coronavírus pode ser transmitido por alimentos.
Primeiramente, é importante explicar que verduras e legumes, assim como qualquer outro alimento, não representam uma fonte de transmissão do novo coronavírus. Elas só apresentam risco se forem manuseadas por alguém contaminado e, por isso, a principal forma de evitar a contaminação é que, no momento de manusear e preparar os alimentos, as mãos sejam muito bem higienizadas com água e sabão ou álcool gel.
Outra medida fundamental é, antes de começar a cozinhar, limpar bem as superfícies em que os alimentos serão manipulados com água e sabão ou usar álcool 70º GL. As frutas e hortaliças que são consumidas cruas também devem ser limpas e, portanto, não passarão pelo processo de cozimento que pode matar o vírus e outras bactérias.
Abaixo, as dicas de manipulação e higiene dos alimentos contra o novo corona vírus:
-
Evite a contaminação dos alimentos pelo novo corona vírus higienizando sempre as mãos com água e sabão antes de manipulá-los;
-
Higienize bem as superfícies onde os alimentos serão manipulados com água e sabão. A água pode ser fervente, tomando os devidos cuidados para não se queimar. Para superfícies também pode ser usado o álcool 70º GL sem necessidade de enxágue;
-
Higienize bem as hortaliças e frutas lavando-as em água corrente e desinfetando-as com a seguinte solução, por 15 minutos: uma colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária sem alvejante para um litro de água. Depois, seque-as bem com um papel toalha e guarde-as na geladeira;
-
Procure sempre usar água fervida ou filtrada no preparo dos alimentos.
Durante a pandemia do novo coronavírus, o Sesi de Mato Grosso do Sul continua trabalhando para manter o atendimento à indústria e auxiliar a população com dicas de saúde, segurança e bem-estar. Você pode acompanhar esse e outros conteúdos do Sesi MS nas redes sociais:


