A música pede licença para voltar! Neste mês de novembro, o cantor, compositor e instrumentista Paulo Simões, um dos maiores expoentes da música do Mato Grosso do Sul, volta aos palcos. A turnê “Sonhos Guaranis” chega a Ponta Porã no dia 27 de novembro (sábado), depois de já ter passado por Corumbá e Dourados.

“Estou me sentindo vivo pela oportunidade de voltar a fazer o que eu gosto e sempre fiz. Vai ser maravilhoso levar ao público versos e melodias de minha composição e também de grandes parceiros. É um sonho Guarani!”, diz Simões.

O nome da turnê se refere à música composta por Paulo Simões e Almir Sater no  início da década de 1980. A canção consolidou a amizade e parceria entre os dois e se tornou emblemática para a cultura musical do estado, sendo regravada por diversos músicos nacionais e internacionais. O roteiro do show percorrerá, em três momentos, o arco da história da música de Mato Grosso do Sul, desde a folclórica “Cuitelinho”, até o blues “D de destino”, de autoria de Simões, Almir Sater e Renato Teixeira.

A turnê conta ainda com a voz poderosa da cantora Maria Alice que estará presente em todos os shows. A dupla de bailarinos Ana Vieira e Érico Bispo também vai rodopiar nos palcos da turnê mostrando o Cururu e o Siriri, danças folclóricas sul-mato-grossenses. A banda que acompanha Simões em todas as cidades é formada por renomados músicos do estado: Gilson Espíndola, Romário Amorim, Renan Nonato, Leandro Perez, Ju Souc e Marcelo Ribeiro.

A equipe técnica conta com Anderson Rocha, Adriel Santos e Elton Silva. A direção de arte da turnê é do Lula Ricardi, webdesign, fotografia e filmagem são da produtora Vaca Azul. A produção local nas cidades estão por conta da Cia Maria Mole em Corumbá, Jatobá Produções em Dourados e Augusto Palermo em Ponta Porã. A direção de palco é de Gilson Espíndola e a direção artística de Andréa Freire. A direção de produção da turnê são da Marruá Arte e Cultura.

Os shows são todos gratuitos e contam com um intérprete de libras. Em todos eles vai haver distribuição de máscaras e a arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão doados a instituições de caridade de Corumbá, Dourados e Ponta Porã.

A turnê “Sonhos Guaranis” é realizada com o benefício do Fundo de Investimentos Culturais (FIC 2019), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

 

Diálogos Musicais com Paulo Simões

Quem quer conhecer Paulo Simões de perto não pode perder essa: no mesmo dia do show (27/11), às 10h da manhã, haverá um bate-papo com o artista sobre sua trajetória e toda a sua obra. Esses encontros também contarão com intérprete de libras.

Em Ponta Porã, será no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, com mediação do músico John Caetano. “O intuito dos Diálogos Musicais com Paulo Simões é o de aproximar o público do artista, das suas canções, seus parceiros e estilos representativos de uma linguagem musical contemporânea do qual ele é um dos pioneiros”, explica a diretora artística da turnê, Andréa Freire. “Os encontros serão direcionados a músicos, artistas, produtores, gestores, jornalistas, universitários, professores e demais pessoas. Todos são bem-vindos!”, complementa Freire.

Os interessados em participar dos Diálogos Musicais com Paulo Simões não precisam se inscrever, basta comparecem aos locais em que os encontros serão promovidos nas três cidades. O acesso é gratuito.

 

Sobre Paulo Simões

Cantor, compositor, letrista  e instrumentista, nascido no Rio de Janeiro, mas criado em Campo Grande, onde reside, Paulo Simões é um de um dos principais criadores de uma  linguagem musical contemporânea no Mato Grosso do Sul.

Autor consagrado de clássicos do repertório regional, como “Sonhos Guaranis” e “Comitiva Esperança”, com Almir Sater, e “Trem do Pantanal”, com Geraldo Roca, Simões é uma das mais importantes referências da potente música regional brasileira, reconhecido internacionalmente. Recebeu indicação ao Grammy Latino em 2016, na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa, com D de Destino, parceria com Almir Sater e Renato Teixeira.

Conquistou parceiros queridos e admiráveis ao longo da carreira dos quais se orgulha como Geraldo Roca,  Geraldo Espíndola,  Celito Espíndola, Guilherme  Rondon, Almir Sater, Renato Teixeira, João Ormond, Cláudio Lacerda e outros. Suas músicas foram gravadas por artistas como  Sérgio Reis, Renato Teixeira, Maria Bethânia, Ivan Lins, Sandy e Jr., Michel Teló, Zezé di Camargo e Luciano.  

Paulo Simões, um dos mais importantes músicos de sua geração, comprova com sua marca registrada- a qualidade de melodias e letras poéticas e a fusão do caipira fronteiriço ao universo urbano globalizado- que é um dos talentos da música do oeste do Brasil.      

“ Acostumado desde criança a manter as antenas ligadas em sons, que vão de Dalva de Oliveira, Lupicínio Rodrigues,  Roberto Carlos, Délio e Delinha, a Beatles, Bob Dylan e Stones, aprendeu com cada um deles o prazer de brincar com signo, para viajar em torno da realidade e assim justificar sua existência no Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo”, professora Maria da Glória Sá Rosa, em Memória da Arte e da Cultura de MS.

SERVIÇO

Turnê SONHOS GUARANIS, com Paulo Simões e banda

Show de Ponta Porã – 27 de novembro

Local: Parque dos Ervais

Horário: 20h

Comentários