A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – recebeu o selo de Inovação Colaborativa concedido pelo Instituto FENASBAC às cooperativas financeiras que demonstram práticas excepcionais de cooperação e inovação, visando soluções sociais e a difusão de novos produtos e serviços. A iniciativa contou com o apoio do Banco Central e da UNFCU_ONU.
Uma das novidades desta segunda edição do RECIP 2022 foi contemplar e avaliar questões ambientais, sociais e de governança, bem como de financiamento verde dentro do cooperativismo financeiro, devido à crescente importância e visibilidade do ESG e das Finanças Verdes nos negócios.
O Reconhecimento Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro 2022 (RECIP) é resultado da gestão de inovação com propósito de cooperativas financeiras, incentivando o desenvolvimento sustentável do setor, reconhecendo suas melhores práticas se tornando referências de gestão, com fomento ao desenvolvimento sustentável.
Conforme o assessor de desenvolvimento do cooperativismo, Alessandro Azambuja, as ações de protocolo do RECIP, dentro da Dimensão Inovação Colaborativa, têm relação com as interações das cooperativas do Sistema, para troca de informações, lições aprendidas, desenvolvimento de produtos e projetos, onde todas se interligam com os objetivos ESG.
Entre as ações elencadas estão uma série de atividades que incluem formações, visitas técnicas, investimentos, desenvolvimento de projetos como o Recicla Verdinho e Fundo Social, ações de sustentabilidade, créditos para Energia Solar, dentre outras.
O Instituto
O Instituto Fenasbac é uma consultoria vinculada à Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), que atua em todo o país solucionando os desafios encontrados no ambiente empresarial e cooperativista por meio de iniciativas inovadoras, inteligentes e sustentáveis.
Os serviços são pensados e personalizados para atender às necessidades de Cooperativas Financeiras, do Agronegócio e de empresas de outros segmentos que queiram se transformar, evoluir e crescer, sem perder o propósito de vista.


