Silveira recebe governador em exercício de Tocantins para tratar de potencialidades minerais do estado

- Foto: Tauan Alencar / MME

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu nesta quinta-feira (25/9) o governador em exercício de Tocantins, Laurez Moreira, em reunião que contou também com a presença do senador Irajá Silvestre e do deputado federal Thiago Dimas. O encontro teve como pauta as possibilidades geológicas do estado para a mineração, com destaque para o potássio, os remineralizadores (insumos agrícolas produzidos a partir da moagem de rochas naturais) e, especialmente, as terras-raras.

“Eu sempre defendo que precisamos conhecer, em detalhe, todas as riquezas do Brasil. Hoje o governador em exercício do Tocantins nos trouxe perspectivas muito promissoras para o futuro estratégico que nossa gestão defende, que foca os esforços na defesa de uma transição energética segura e sustentável. Esse é um passo fundamental para que possamos transformar vocações geológicas em desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.

Na ocasião, a comitiva apresentou ao ministro um convênio firmado entre o governo estadual e o Serviço Geológico Brasileiro (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), voltado à modernização do mapeamento geológico em Tocantins. O trabalho prevê a calibração das análises, elevando a precisão dos mapas de 1:500.000 para 1:100.000, o que permitirá identificar com mais clareza o potencial mineral da região.

Terras-raras na transição energética
As terras-raras, citadas como destaque por Laurez no estado, são um grupo de 17 elementos químicos fundamentais para tecnologias modernas e de baixo carbono. No setor energético, estão presentes em turbinas eólicas, painéis solares, veículos elétricos e sistemas de transmissão de energia, tornando-se insumos estratégicos para a transição energética global.

Por seu uso em ímãs permanentes de alto desempenho, ligas metálicas especiais e equipamentos eletrônicos, esses minerais contribuem para aumentar a eficiência de fontes renováveis e para acelerar a eletrificação da mobilidade. O Brasil, que possui reservas expressivas, tem atuado com grande destaque na cadeia mundial de fornecimento, ao mesmo tempo em que impulsiona sua própria descarbonização e neoindustrialização.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 Email: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia