Isolamento registra menor adesão de feriados e movimentação se iguala a dia de semana

03/05/2020 07h20 – Portal do MS

Diferente do início da pandemia da Covid-19, quando a taxa diária de isolamento social era maior aos finais de semana e feriados, o monitoramento do Governo do Estado tem registrado adesão cada vez menor mesmo nos dias em que tradicionalmente as famílias ficavam em casa. Dos três últimos feriados nacionais – Paixão de Cristo e Tiradentes – o do Trabalhador foi o que registrou maior a movimentação de pessoas nas ruas de Mato Grosso do Sul.

O recolhimento social de 45,8% computado nesta sexta-feira (1.5) equivale ao comportamento da população em dias de semana, e manteve o Estado em penúltimo lugar no ranking nacional. No comparativo com os dois últimos feriados, esse foi o mais movimentado. O índice registrado no feriado da Paixão de Cristo no dia 10 de abril, foi de 54,9% e o de Tiradentes em 21 de abril foi um pouco maior, com adesão de 56,1%.

O percentual registrado pelo monitoramento por geolocalização da In Loco, é uma média do distanciamento social mapeado nos municípios do interior do Estado, onde a diferença percentual entre o melhor e pior isolamento chegou a 23,4% nesta sexta-feira.

Apesar do aumento diário de casos confirmados do novo coronavírus, Campo Grande permanece com menos da metade da população aderindo ao isolamento. Nesta sexta-feira o isolamento foi de 45,5% na Capital, e as regiões com menor adesão para o feriado foram: Rita Vieira (24,5%), Nova Campo Grande (26,5%), Núcleo Industrial (26,7%), Jardim Imá (29,5%) e Tiradentes (30,2%).

Coronavírus em números

Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) consolidado às 10h da manhã deste sábado, mostra um avanço de cinco novos casos confirmados de Covid-19 no Estado, sendo três em Campo Grande e dois em Três Lagoas. Com o aumento de 1,9% casos nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul passa a ter de maneira macro, 266 confirmados e 9 óbitos. Há no momento 53 casos em investigação. Detalhamento do boletim pode ser conferido neste link

Durante apresentação dos números que mostraram o avanço da curva ascendente da doença no Estado, o secretário de estado de saúde, Geraldo Resende voltou a reforçar a necessidade do isolamento social como principal medida de enfrentamento à Covid-19. “Melhor vacina até o presente momento”, destacou.

Sul-mato-grossense muda comportamento de feriados e menos da metade faz isolamento social

Sul-mato-grossense muda comportamento de feriados e menos da metade faz isolamento social

Comentários