Neste sábado (13), ocorreu a primeira edição do “Governo do Brasil na Rua”, ação que levou serviços, atendimentos e orientações gratuitas diretamente à população de Sol Nascente e Ceilândia, no Distrito Federal. O evento contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, da secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa, entre outras autoridades. O Ministério das Mulheres participou da iniciativa com a Tenda Lilás, que ofereceu informações, acolhimento e escuta qualificada, além de orientações sobre direitos, serviços e políticas públicas voltadas às mulheres.
A proposta da Tenda foi dialogar diretamente com mulheres e homens sobre as diversas formas de violência, muitas vezes naturalizadas no cotidiano. A orientação é que a sociedade esteja atenta aos sinais, já que a violência não surge de forma isolada ou extrema, mas se manifesta de maneira gradual, por meio de comportamentos de controle, desrespeito e negação de direitos.
“É importante lembrar que a violência tem um ciclo e nem sempre começa de forma extrema. Muitas vezes, ela se manifesta em atitudes cotidianas, como não aceitar o ‘não’ do outro ou exercer controle sobre a vida e o patrimônio da mulher. Por isso, conversar, ouvir e não naturalizar essas situações é fundamental para romper com a violência”, declarou a coordenadora do Núcleo de Participação e Mobilização Social do Ministério das Mulheres, Kênia Figueiredo.
A ação também buscou estimular o engajamento dos homens no enfrentamento à violência de gênero, destacando que a mudança passa pela conversa, pela escuta e pela responsabilidade coletiva.
“Quero cumprimentar e parabenizar o ministro Boulos por levar o Governo do Brasil para a rua, aproximando as políticas públicas da população. O Ministério das Mulheres está presente com a Tenda Lilás e com a campanha pelos 20 anos do Ligue 180, porque queremos que as mulheres brasileiras vivam. Chega de feminicídio, chega de violência contra a mulher”, afirmou a secretária-executiva Eutália Barbosa.
Além da Tenda Lilás, outros atendimentos também foram disponibilizados à sociedade, como INSS, Circuito Saúde, Carreta Reforma Casa Brasil, SinPatinhas, Pronampe, Procred, Carreta Digital, Pé-de-Meia e o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).
Fonte: Ministério das Mulheres


