O estande do Ministério do Turismo na Green Zone da COP30, em Belém (PA), recebeu nessa segunda-feira (17.11) o painel “Territórios em Transformação: Diálogos com Gestores Públicos”. O encontro, que teve a participação do ministro do Turismo, Celso Sabino, e de prefeitos da região Norte do Brasil, abordou a adoção de ações para o desenvolvimento sustentável do setor.
Na abertura do evento, o ministro Celso Sabino reforçou o compromisso do Ministério do Turismo com o desenvolvimento regional. “Nunca investimos tanto no Norte e no Pará como agora. O turismo sustentável é uma prioridade, e os prefeitos aqui presentes mostram na prática como esse modelo gera emprego, renda e preservação”, afirmou Sabino.
O painel foi mediado por Thais Medeiros, turismóloga e integrante da Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério do Turismo. Nas suas intervenções, os gestores municipais compartilharam como estão promovendo transformações reais em seus territórios.
Ao encerrar o painel dentro da COP30, Thais Medeiros ressaltou o significado do encontro. “Mediar um debate como este é mostrar ao Brasil e ao mundo que o turismo sustentável já está acontecendo na Amazônia, protagonizado por gestores que conhecem suas realidades e cuidam de seus territórios”, finalizou.
TURISMO COSTEIRO – O prefeito de Augusto Corrêa (PA), Estrela Nogueira, integrante da rede global Coastal 500, que busca fortalecer a gestão sustentável da pesca artesanal ao redor do mundo, destacou o trabalho voltado ao turismo costeiro sustentável, apoiado na força cultural de comunidades tradicionais e na beleza dos manguezais da Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba.
“Nosso compromisso é fortalecer a pesca artesanal e valorizar as comunidades extrativistas, fazendo do turismo um aliado da conservação e da cultura local”, explicou Estrela.
Já o prefeito de Mãe do Rio (PA), Bruno Rabelo, apresentou seu modelo de gestão baseado em parcerias. Ele citou iniciativas com a Amazon, a Microsoft e o Google que ajudaram a transformar uma antiga fazenda de gado em um viveiro com mais de 120 espécies de aves nativas e cerca de 5 milhões de árvores plantadas. “Acreditamos em parcerias que geram sustentabilidade real, com impacto ambiental positivo e oportunidades para nossa gente”, declarou Rabelo.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A prefeita Kelly Destro, de Ulianópolis (PA), por sua vez, apontou projetos educacionais voltados à sustentabilidade e ações ambientais institucionais no município. Ela também celebrou a parceria com o Ministério do Turismo para a obra que irá recuperar a via de acesso ao Parque Ambiental de Ulianópolis.
“Estamos formando uma nova geração consciente e fortalecendo a infraestrutura para que nosso município cresça de forma sustentável”, afirmou Kelly.
EQUILÍBRIO – O prefeito Fabrício Batista, de São Félix do Xingu (PA), apresentou resultados de uma programa local de distribuição de sementes híbridas de cacau, que vem fortalecendo o turismo rural e gastronômico na cidade. Com uma paisagem marcada por cachoeiras, trilhas e praias do Rio Xingu, a região se destaca pelo equilíbrio entre produção e conservação. “Estamos mostrando que é possível produzir com responsabilidade, agregando valor ao cacau e criando oportunidades para nossa população sem abrir mão da floresta”, comentou o prefeito.
INFRAESTRUTURA – Representando Goianésia do Pará, o prefeito Eduardo Russinho citou dois projetos que serão apoiados pelo Ministério do Turismo: a urbanização da orla do lago da cidade e a melhoria do acesso à Vila de Porto Novo. As obras, segundo ele, terão impacto direto no aumento do fluxo turístico e na permanência dos visitantes. “Uma cidade só é boa para o turista se for boa para quem mora nela. Estamos preparando Goianésia para viver esse novo ciclo com infraestrutura e qualidade de vida”, destacou Russinho.
Ao encerrar o painel, Thais Medeiros enalteceu o significado do encontro. “Mediar um debate como este é mostrar ao Brasil e ao mundo que o turismo sustentável já está acontecendo na Amazônia, protagonizado por gestores que conhecem suas realidades e cuidam de seus territórios”, finalizou Thais.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


