17 C
Ponta Porã
segunda-feira, 20 de maio, 2024
InícioClima/tempoTransição do outono ao inverno deve ser mais quente e menos chuvosa...

Transição do outono ao inverno deve ser mais quente e menos chuvosa em MS

Previsão também indica neutralidade do El Niño no período

O fim do outono (maio e junho) e o início do inverno (junho e julho) devem ser menos chuvosos e mais quentes em comparação à média histórica vista no mesmo período em Mato Grosso do Sul. A transição entre as estações promete ser diferente este ano.

É o que indica a previsão para o trimestre maio, junho e julho do Cemtec (Centro Estadual de Monitoramento do Tempo e do Clima) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Grande parte de Mato Grosso do Sul e também o norte de Minas Gerais, o centro da Bahia, o sul de Tocantins, a divisa de Mato Grosso e Goiás, e o oeste de São Paulo devem ser as áreas mais afetadas pela precipitação abaixo da média.

As temperaturas mais elevadas do que o normal são esperadas em todo o país, segundo o Inmet, em especial nas regiões Norte e Nordeste, onde podem ultrapassar os 26 °C.

El Niño – Os efeitos do fenômeno climático, que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, poderá ficar neutralizado no mesmo trimestre. Há 76% de chances de isso acontecer, segundo o Cemtec.

No segundo semestre do ano, há probabilidade da ocorrência de La Niña nos três meses que, ao contrário do El Niño, causa o resfriamento das águas do oceano.

Fonte: Campograndenews