O levantamento sobre o transporte por aplicativo foi incluído pela primeira vez na pesquisa em 2020.
Mato Grosso do Sul apresentou um aumento de 68,8% no transporte por aplicativo, o que corresponde a uma expansão do serviço de 16 para 27 municípios, no levantamento realizado em 2024.
O levantamento sobre o transporte por aplicativo foi incluído pela primeira vez na pesquisa em 2020. Naquele período, o serviço era oferecido em 16 municípios; em 2024, saltou para 27 cidades mais populosas de Mato Grosso do Sul.
Os dados correspondem à Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e à Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (ESTADIC), realizadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgadas nesta sexta-feira (31). O levantamento apontou que 12 municípios de MS têm Plano Municipal de Transporte.
Plano Municipal de Transportes
Embora o percentual ainda seja pequeno, ele representa um aumento de 200% em comparação a 2020, quando apenas quatro municípios contavam com o plano.
Os melhores resultados ocorreram em cidades de 20 a 100 mil habitantes, que apresentaram elevação de 25,8% no número de localidades com Plano Municipal de Transportes.
“Esse ainda é um resultado aquém do que se almeja para um bom planejamento da política de transporte, o que retrata as grandes dificuldades técnicas e financeiras enfrentadas para a elaboração do plano municipal de transporte e mobilidade urbana, sobretudo por municípios de pequeno e médio portes”, explicou a gerente da MUNIC, Rosane Oliveira.
Serviços de transporte
Os serviços de transporte mais utilizados no estado foram táxis, presentes em 72 municípios, vans (63 municípios) e mototáxis (53 municípios).
Já os serviços de metrô e trem são inexistentes em Mato Grosso do Sul.
Outro destaque é o transporte por aplicativo, incluído na pesquisa pela primeira vez em 2020. O serviço apresentou crescimento de 68,8% entre 2020 (16 municípios) e 2024 (27 municípios), concentrando-se nas cidades mais populosas.
Fonte: Correiodoestado


