Vândalos causaram danos significativos à iluminação pública da ciclovia construída no Minianel de Ponta Porã, especialmente no trecho que dá acesso ao Aeroporto Internacional. Além de postes derrubados, mais de dez luminárias de LED foram furtadas, provocando prejuízos ao erário e transtornos à população que utiliza o local, principalmente ciclistas que praticam atividades físicas no início da noite.
Um morador de Ponta Porã, que utiliza diariamente a ciclovia, registrou imagens para denunciar a ação criminosa. Segundo ele, a falta de iluminação compromete a segurança dos usuários e evidencia o descaso de criminosos com um espaço público voltado ao bem-estar da comunidade.
“Derrubaram postes e levaram as lâmpadas no trecho da ciclovia que segue em direção ao aeroporto. É uma situação lamentável que precisa ser investigada, com os responsáveis devidamente punidos”, afirmou o denunciante.
Providências
A Secretaria Municipal de Segurança Pública informou que a Guarda Civil Municipal Fronteira (GCMFron), em conjunto com a Polícia Civil, está investigando o furto das luminárias ocorrido no Contorno Viário Sul. De acordo com as autoridades, os criminosos chegaram a serrar os postes para retirar os equipamentos.
“As luminárias possuem identificação própria, e já estamos trabalhando na identificação dos possíveis receptadores. É uma obra que beneficia muitas pessoas, mas infelizmente há quem não tenha consciência do prejuízo causado ao furtar esse tipo de equipamento”, declarou o secretário municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio.
O secretário destacou ainda que a GCMFron realiza ações preventivas para coibir esse tipo de crime. Ele reforçou que tanto o furto quanto a receptação de bens públicos são crimes. Denúncias podem ser feitas pelos telefones da GCMFron, pelo número 153 ou (67) 99800-2899, além do 190, da Polícia Militar.

