Está em curso a etapa mais importante da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A Conferência na Escola ocorre quando escolas de todo o país se envolvem em pesquisas, diálogos e reflexões sobre questões socioambientais que afetam o cotidiano da própria comunidade escolar em seu território. A etapa segue aberta até o dia 30 de junho às escolas públicas e particulares que desejam participar, sendo pré-requisito possuir ao menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). No Brasil, esse universo abarca 61.806 escolas, com um potencial para mobilizar mais de 775 mil professores e nove milhões de estudantes.
O tema da VI CNIJMA é “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”. O termo justiça climática é usado por movimentos socioambientais para mostrar que a crise climática não é um assunto que deve ser enfrentado apenas do ponto de vista ambiental e por meio de soluções tecnológicas, mas principalmente em termos éticos e políticos. Nesse contexto, a educação ambiental torna-se fundamental para aprofundar a compreensão das causas e dos impactos da mudança do clima.
A partir da Conferência na Escola, crianças e adolescentes são encorajados a construir, coletivamente, práticas para a prevenção de riscos e a adaptação a novas realidades. A troca de conhecimento em torno dessa temática nas escolas pode seguir alguns passos, que vão desde a preparação até a realização de um projeto de ação eleito. A CNIJMA é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Juntas, as pastas elaboraram um documento detalhado com esse “passo a passo”, que pode ser acessado por meio da página da VI CNIJMA.
Passo a passo – Os passos da Conferência na Escola podem ser divididos em três etapas principais (antes, durante e depois). Na primeira etapa, a escola entra no clima do evento, mobilizando esforços para aprender mais sobre o tema e comunicar o que se aprendeu. Durante a conferência, a escola deve organizar, propriamente, o dia da Conferência na Escola, quando pode haver uma apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Já no último momento da conferência, são indicados passos para que a escola tenha uma atuação efetiva, tanto na participação das etapas posteriores da conferência quanto na sua contribuição para promover a justiça climática no âmbito do seu território de atuação. Confira ações relativas a cada etapa:
Antes
-
Definir data da conferência
-
Criar (ou recriar) e mobilizar a Com-Vida
-
Pesquisar sobre o tema da conferência
-
Elaborar projetos de ação
-
Divulgar e mobilizar a comunidade
Durante
-
Escolher um facilitador ou facilitadora para coordenar os trabalhos
-
Registrar as ideias
-
Apresentar projetos de ação
-
Avaliar e eleger o projeto vencedor
-
Eleger delegado ou delegada e suplente da escola para as etapas seguintes
-
Criar carta para autoridades
Depois
-
Confirmar adesão da escola no site da VI CNIJMA
-
Mobilizar parcerias
-
Implantar a ação
Registro – As escolas que já realizaram a Conferência na Escola podem registrá-la no portal do MEC, por meio da página da VI CNIJMA. O registro é fundamental para garantir a participação das escolas nas próximas etapas da conferência e pode ser feito até o dia 5 de julho.
Para o registro, é preciso cadastrar o projeto de ação, bem como os dados do delegado, do suplente e dos professores acompanhantes, e responder às questões sobre os resultados da conferência. Não é possível alterar as informações após o envio, efetivado quando a mensagem “formulário enviado com sucesso” aparece na tela. O link para a emissão do certificado de realização da VI CNIJMA na escola será enviado para o e-mail informado no registro.
CNIJMA – A VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente funciona como um pretexto pedagógico para promover a educação ambiental nas escolas e estimular o público infantojuvenil a se tornar agente ativo de mudanças nas ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima. A iniciativa foi realizada pela primeira vez em 2003. Nas cinco edições realizadas ao longo de 15 anos (2003-2018), mais de 20 milhões de pessoas participaram: crianças e adolescentes de 11 a 14 anos (como delegados); jovens de 18 a 29 anos (como mobilizadores, facilitadores, oficineiros e gestores); professores e profissionais das comunidades escolares; e gestores da educação e do meio ambiente. Cada edição mobilizou, em média, 14 mil escolas de todos os estados.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação