Vice-governador conhece avanços da Agepen e reforça a importância do trabalho da Polícia Penal para a segurança pública

A sede administrativa da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) recebeu, na manhã dessa quarta-feira (12.11), a visita institucional do vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (Barbosinha). O encontro teve como objetivo apresentar os principais dados, investimentos e ações executadas pela Polícia Penal, contribuindo no fortalecimento da segurança pública do estado.

Durante a visita, o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, conduziu uma apresentação técnica detalhando os resultados alcançados pela instituição, em diferentes frentes de atuação, desde o aprimoramento da segurança prisional até os programas de ressocialização e monitoramento eletrônico, com destaque nacional para o estado em números de presos trabalhando e de outras assistências como a saúde prisional.

Entre os avanços, estão a proposta da gestão em modernização com investimentos em tecnologia e equipamentos, como a aquisição de novos armamentos e viaturas para a Polícia Penal. Durante o encontro, Maiorchini demonstrou os inúmeros trabalhos desenvolvidos pelos policiais penais e como isso reflete na gestão e a humanização no sistema prisional sul-mato-grossense.

Vice-governador conhece avanços da Agepen e reforça a importância do trabalho da Polícia Penal para a segurança pública

Durante a visita, foram apresentados os resultados alcançados pela agência penitenciária, em diferentes frentes de atuação.

Outro ponto de destaque foi a ampliação das medidas de monitoramento eletrônico, possibilitando mais economia aos cofres públicos. A atuação conjunta das equipes de segurança e inteligência tem contribuído para um controle mais eficiente e humanizado das medidas cautelares.

No campo da ressocialização, o vice-governador conheceu dados que colocam Mato Grosso do Sul entre os oito estados brasileiros com maior número de presos trabalhando, além de iniciativas de formação profissional, como os cursos oferecidos em parceria com o SENAC, SESC e Fecomércio, que capacitam reeducandos para o mercado de trabalho.

Durante a apresentação, o dirigente também pontuou o pioneirismo do Estado em programas voltados à dignidade menstrual de mulheres privadas de liberdade e o atendimento especializado a gestantes e mães com bebês, que coloca MS como o terceiro estado do país em número de vagas e berçários voltados a esse público.

Barbosinha destacou o papel estratégico da Agepen dentro da política de segurança pública estadual. “O sistema prisional de Mato Grosso do Sul tem mostrado resultados expressivos, com investimentos bem aplicados, gestão eficiente e foco na valorização humana. É um trabalho que reflete diretamente na segurança da sociedade”, afirmou o vice-governador.

Ao final, o diretor-presidente ressaltou a importância da visita. “A presença do vice-governador representa o reconhecimento do Governo do Estado ao empenho dos policiais penais e servidores da Agepen, que trabalham com seriedade e comprometimento para fortalecer a segurança e promover a ressocialização em nosso sistema prisional”, destacou Maiorchini.

Durante a visita institucional, o vice governador percorreu os setores da Sede da Agepen e conversou com os servidores. Também contou com a participação de diretores de área, chefes de divisão, núcleo e demais gestores.

Fonte: AGEPEN – MS