Voos domésticos no Brasil registram movimentação histórica em outubro

Foto: Freepik

O setor aéreo brasileiro movimentou mais de 9 milhões de passageiros em voos domésticos ao longo do último mês de outubro. O número é o maior já registrado no período desde janeiro de 2000, quando teve início a série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Além disso, trata-se do quarto maior volume mensal já anotado no país, ficando atrás apenas de janeiro de 2015 e janeiro de 2020, ambos com 9,3 milhões de passageiros, e de julho de 2025, que também ultrapassou a marca de 9 milhões de viajantes.

“Os resultados reforçam que o brasileiro quer, cada vez mais, descobrir e conhecer tudo o que o país tem a oferecer. Também destaco a modernização dos nossos aeroportos e as obras de infraestrutura, que têm sido feitas em todo o território nacional para melhorar a vida dos brasileiros e que têm ajudado a deixar o país mais atrativo para os turistas internacionais”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O segmento aéreo internacional também alcançou recorde de movimentação para outubro no Brasil, com 2,3 milhões de passageiros. O crescimento é de 9,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Os números da ANAC também apontam que São Paulo segue como o principal hub aéreo do país, concentrando as principais rotas nacionais. Entre janeiro e outubro de 2025, o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro registrou 6 milhões de passageiros, seguido das rotas São Paulo-Paraná (5,7 milhões) e São Paulo-Santa Catarina (4,9 milhões).

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) liderou o ranking de movimentação, em um ranking também composto pelos terminais de Congonhas, na capital paulista; Brasília (DF), Confins (MG) e Campinas (SP).

TURISTRÔMETRO – Em 2025, o Brasil já registrou a chegada de 8 milhões de turistas internacionais. Para acompanhar a entrada desses visitantes no país, a Embratur, com o apoio do Ministério do Turismo, instalou “Turistrômetros” nas cidades de Brasília (DF) e do Rio de Janeiro (RJ).

A partir de projeções de inteligência artificial, os painéis atualizarão, em tempo real, a chegada de novos turistas estrangeiros até o Réveillon. A iniciativa busca dar visibilidade diária ao grande fluxo de visitantes internacionais no país, que já supera todos os índices históricos.

LIDERANÇA – De acordo com um levantamento da Booking.com, realizado entre 1º de agosto e 28 de outubro de 2025, o Brasil foi o destino mais buscado globalmente por turistas que planejam viajar no período de 20 de dezembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026.

O resultado representa um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, reforçando a atratividade nacional para o turismo de lazer, especialmente durante as celebrações de Natal e Ano Novo.

Por Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo