Webinário debate educação midiática nas escolas

O Ministério da Educação (MEC) realizou, na segunda-feira, 2 de junho, um webinário formativo sobre educação digital e midiática na perspectiva da intersetorialidade no contexto da educação integral. O debate integra a formação continuada do programa Escola em Tempo Integral e foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube e pelo portal da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 

Participaram do webinário cursistas da formação continuada do programa Escola em Tempo Integral, entre eles, gestores e equipes técnicas de secretarias estaduais e municipais de educação, além dos conselheiros de educação.  

Na abertura, a coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral, Raquel Franzim, informou que o evento faz parte do ciclo de webinários de formações continuadas, que estão sendo promovidos pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC em todo o país. Ela agradeceu às universidades parceiras: Universidade Federal do Pará, que coordena os esforços da região Norte; Universidades Federais do Ceará e da Bahia, que coordenam os esforços na região Nordeste; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal do Goiás; e UFFS. 

“O objetivo desse encontro é promover um momento informativo, dialógico, sobre a educação digital e midiática numa abordagem intersetorial, alinhada à perspectiva da educação integral. A proposta é a gente aprofundar alguns tópicos sobre os desafios e as oportunidades e o uso responsável e crítico da tecnologia de informação e comunicação no ambiente escolar”, afirmou.  

Franzim informou que o programa Escola em Tempo integral está integrado à Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec). “Esta é uma das iniciativas prioritárias do governo federal para que os estudantes brasileiros tenham acesso à conectividade com fins pedagógicos”, ressaltou. 

O webinário também contou com a presença da coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação na Educação Básica da SEB, Ana Dal Fabbro, e da coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Mariana Filizola 

Dal Fabro abordou no webinário a educação digital na política da Enec e as restrições do uso dos celulares nas escolas, conforme prevê a Lei nº 15.100/2025, publicada em janeiro deste ano.    

Filizola apresentou os materiais e orientações produzidos pela Estratégia Brasileira de Educação Midiática sobre educação digital e midiática e falou sobre temas relacionados, como a restrição ao uso de celulares nas escolas e estratégias para o desenvolvimento da cidadania digital.   

No encontro, também foi abordado o arcabouço legal vigente sobre os temas tratados. 

Tempo integral– O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia que visa induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Ele é coordenado pela SEB/MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.       

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB  

Fonte: Ministério da Educação