O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu nesta segunda-feira, 13 de outubro, o webinário Rede Nacional de Formação e Assistência Técnica do Plano de Ações Articuladas (RenaPAR) – Novo PAR, Planos Decenais, participação social e intersetorialidade.
O objetivo do encontro foi discutir as inovações e potencialidades da plataforma na construção dos planos decenais dos estados, municípios e do Distrito Federal, potencializando a participação social e a intersetorialidade. O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube e teve como público-alvo coordenadores e articuladores da RenaPAR, além de representantes das secretarias municipais, estaduais e distrital de educação.
Os Planos Decenais de Educação são documentos de planejamento estratégico que estabelecem diretrizes, objetivos e metas para a educação em um país, estado ou município por um período de dez anos. Já o Novo PAR é uma ferramenta estratégica para planejar e monitorar políticas educacionais, e os planos decenais são instrumentos fundamentais para garantir coerência, continuidade e foco nas metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
A atividade integra a agenda de diálogos do Novo PAR e tem como objetivo discutir as inovações e potencialidades da plataforma na construção dos planos decenais de educação dos estados, municípios e do Distrito Federal. O foco é a ampliação da participação social e a integração intersetorial.
No webinário, o coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica da SEB, João Cesar da Fonseca Neto, falou sobre importância de construir as soluções em conjunto com representantes municipais e estaduais de educação e sobre o fortalecimento do regime de colaboração.
Segundo ele, o webinário apresentou o que é a intersetorialidade e sua relação com Novo PAR como instrumento de implementação dos planos decenais em parceria com a participação social dos conselhos e dos fóruns de educação.
“São assuntos que têm aparecido bastante no nosso diálogo com os articuladores da RenaPAR. Essa é uma estratégia para que a gente possa ter uma capilaridade nos territórios, sobretudo nos municípios, na formação e na capacitação para elaboração da etapa de planejamento do Novo PAR”, observou.
O debate contou ainda com a presença do diretor de Programa da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), Armando Simões; da diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino da Sase, Selma Rocha; e da coordenadora-geral de Projetos de Intersetorialidade da Sase, Eglaisa Cunha.
O webinário é realizado em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação