Webinário do Novo PAR debate políticas prioritárias do MEC

Foto: Reprodução

Para debater as políticas prioritárias de educação básica no Novo Plano de Ações Articuladas (Novo PAR), o Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta segunda-feira, 10 de novembro, um webinário em seu canal no YouTube. No encontro, representantes da Secretaria de Educação Básica (SEB) discutiram como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) e o Programa Escola em Tempo Integral estão presentes nas etapas de diagnóstico e planejamento do Novo PAR. Além disso, foram discutidas as maneiras com que suas redes de articuladores podem apoiar a construção do planejamento dos estados e municípios. 

Na abertura, o coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica, João Cesar da Fonseca Neto, destacou a importância do encontro e que várias áreas do MEC estiveram envolvidas na construção do novo PAR. “O Novo PAR é um instrumento de fortalecimento das políticas de educação básica”, afirmou. 

A coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação na Educação Básica, Ana Ungari Dal Fabbro, falou que “a Enec traz muita dessa cara do PAR, que é olhar para várias dimensões ao mesmo tempo, para a gente pensar nessa mesma questão que é a educação digital e a conectividade nas nossas escolas”. Ela também observou que a política só funciona se for feita em parceria com os estados, os municípios e o Distrito Federal.   

Para a coordenadora-geral de Educação Integral em Tempo Integral, Raquel Franzim, “compete aos articuladores e articuladoras essa somatória de esforços e integração, independente das redes existentes, pois todas as políticas estão interligadas. Procure um articulador do Compromisso Criança Alfabetizada, do novo PAR, porque não há política de educação básica que se efetive apenas em uma das dimensões. Os programas prioritários sozinhos não asseguram o direito à educação como está estabelecido na legislação”, pontuou.  

“A Rede Nacional de Assistência Técnica e Formação para o Novo PAR é importante para a consolidação dos planos de ações articuladas e cria convergências necessárias entre o PAR e todas as políticas prioritárias do MEC”, concluiu o coordenador-geral de Alfabetização, João Paulo Mendes Lima. 

Novo PAR – O Novo PAR é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão das redes de ensino da educação básica e de assistência técnica e financeira do MEC aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, com foco na melhoria da qualidade da educação. Além disso, também tem como objetivo aprimorar a qualidade do investimento público em educação e promover a equidade e a inclusão.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB   

Fonte: Ministério da Educação