O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, celebrou o marco de mais de 100 países membros da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. As novas adesões de Barbados, Cuba, Santa Lúcia e do Banco de Desenvolvimento do Caribe foram anunciadas, nesta sexta-feira (13.06), durante a Cúpula Brasil-Caribe, em Brasília.
Com isso, a iniciativa passa a contar com 101 países, de um total de 192 membros, organizações internacionais, bancos multilaterais de desenvolvimento, entidades filantrópicas e da sociedade civil. “Temos até 2030 para alcançar a redução da fome e o máximo de superação da pobreza. O passo dado hoje é de grande importância para quem mais precisa”, afirmou o ministro Wellington Dias, que também é co-presidente da Aliança Global.
O governo brasileiro celebrou, ainda, a apresentação do Plano de Ação do Haiti no âmbito da implementação acelerada (“fast track”) da Aliança Global, primeiro país da região apto a receber recursos financeiros e cooperação técnica no âmbito do mecanismo de parcerias da Aliança.
Durante o encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou a atenção para o fato de que mais de 12 milhões de pessoas no Caribe ainda vivem em situação de fome, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Diante desse cenário, reforçou a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e fez um convite para sua ampliação.
“Esse desafio só será superado conciliando boas políticas públicas com financiamento adequado. Esse é o propósito da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Espero que os demais se juntem a nós, em breve”, disse. “Na cesta de políticas da Aliança estão iniciativas que o Brasil pode compartilhar. Entre elas, destacam-se o Garantia Safra, que protege produtores rurais de catástrofes naturais, e o Programa de Cisternas, que ajuda a combater a escassez de recursos hídricos”, completou.
Confira o pronunciamento do presidente Lula na íntegra aqui
Cúpula Brasil-Caribe
O encontro, que reuniu chefes de Estado, chefes de governo, chanceleres e altas autoridades de 16 países e diversas organizações regionais, insere-se no processo de retomada da aproximação entre o Brasil e Caribe, iniciado durante o primeiro mandato do presidente Lula. A realização da Cúpula reflete a prioridade atribuída pelo Brasil às relações com seu entorno latino-americano, conforme previsto na Constituição Federal de 1988.
O evento abordou temas como a segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a complementaridade e a cooperação entre o Brasil e os países da região; e a mudança do clima, explorando paralelamente as possibilidades de coordenação nos campos de transição energética e da gestão de riscos e desastres.
A Cúpula também deu tratamento prioritário à melhora da conectividade entre o Brasil e o Caribe, envolvendo áreas como infraestrutura viária, conexão aérea e comunicações, com o propósito de favorecer as relações econômicas e culturais entre o Brasil e os países do Caribe.
Aliança Global
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi estabelecida como uma proposta da presidência brasileira do G20 para apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) 1 e 2), ao mesmo tempo em que reduz desigualdades as desigualdades (ODS 10).
Saiba mais aqui
Assessoria de Comunicação – MDS, com informações do MRE
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome