O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, propôs, nesta terça-feira (10.03) a criação de um Fundo Garantidor regional para ampliar o acesso ao crédito produtivo para pequenos empreendedores da América Latina e do Caribe, com foco especial em mulheres. A proposta foi apresentada durante reunião de trabalho com a embaixadora do Haiti e presidente do Grupo de Embaixadores da América Latina e do Caribe (GRULAC), Rachel Coupaud, além de representantes de diversos países da região.
“Essa é uma proposta que quero trazer para esse colegiado, para criarmos um fundo garantidor. Temos uma experiência no Brasil com o fundo garantidor por meio do Programa Acredita no Primeiro Passo e está funcionando muito bem”, disse Wellington Dias, acrescentando que cada nação poderia organizar soberanamente o seu próprio fundo e plano. “Da parte brasileira, a gente se dispõe à compartilhar a nossa experiência”, completou.
A proposta é inspirada no modelo adotado pelo Brasil no Programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativajá financiou mais de R$ 14 bilhões para pequenos empreendedores, somando o Agroamigo e o Procred, gerou 1,43 milhões de operações para pequenos negócios e registrou taxa de inadimplência de apenas 0,36%. O mecanismo busca resolver um dos principais entraves ao crédito para os mais pobres, que é a falta de garantias exigidas pelo sistema bancário.
“Pelo conceito bancário, quando tem um fundo garantidor, a gente resolve o problema do avaliador. Isto é o problema da garantia”, explicou o ministro. Na prática, o fundo funciona como um depósito de garantia junto a um agente financeiro.
Na reunião, Wellington Dias ressaltou que 67% dos novos empregos gerados no Brasil vêm dos pequenos negócios, e que a melhora das condições econômicas dos mais pobres aquece diretamente a economia dos territórios onde vivem. “À medida que a situação melhora, circula mais dinheiro nas comunidades locais, com a transferência de renda. E isso dá um impulso extraordinário”, afirmou.
O programa tem prioridade para mulheres, especialmente chefes de família em situação de vulnerabilidade social, reconhecendo na autonomia financeira feminina um dos principais caminhos para a superação da pobreza e a prevenção de violências.
A embaixadora Rachel Coupaud, presidente do GRULAC, destacou a trajetória do ministro e o valor da experiência brasileira para os países da região. “Ministro, estamos honrados por estar aqui. Somos gratos por esta oportunidade e por podermos nos beneficiar de sua experiência”, afirmou, ressaltando o papel de Wellington Dias no avanço da inclusão social, no fortalecimento de políticas públicas e na promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil e no Nordeste.
Participaram da reunião a chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais , Adriana Telles Ribeiro, e representantes de Guiana, Honduras, Costa Rica, Paraguai, Equador, Peru, Suriname, Venezuela, México, Chile, Guatemala, El Salvador e República Dominicana.
Acredita no Primeiro Passo
Com fundo garantidor, assistência técnica e acompanhamento aos empreendedores, o Programa Acredita no Primeiro Passo combina microcrédito com juros reduzidos, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo para famílias cadastradas no CadÚnico. “Quando tem fundo garantidor, quando tem assistência técnica, um bom estruturador de negócio e acompanhamento, reduz o risco e o negócio dá certo”, resumiu o ministro.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

