Wolney Queiroz detalha atuação da Previdência em desastres climáticos no “Bom dia, Ministro” desta quarta (12)

O ministro Wolney Queiroz (Previdência Social) será o convidado do programa “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 12 de novembro, com transmissão ao vivo a partir das 8h. Durante a entrevista com rádios e portais de notícias de várias regiões do país, ele detalhará algumas das principais ações da pasta, com destaque para a atuação em situações de desastres climáticos, a participação na COP30, e o prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.

LINHA DE FRENTE — Durante o programa, o ministro vai comentar as medidas de apoio aos moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, atingidos por um tornado na última sexta-feira (7). A Previdência atua na linha de frente em situações de desastres climáticos, com antecipação de pagamentos e liberação de parcelas extras para garantir a proteção social imediata. Com isso, beneficiários do INSS que vivem na região e que recebem benefícios assistenciais poderão solicitar a antecipação de sua renda mensal.

COP30 — Com presença confirmada na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Belém (PA), a pasta promoverá um painel sobre a proteção social como instrumento de adaptação climática. O objetivo é demonstrar como o fortalecimento da cidadania e a garantia de renda para ribeirinhos, indígenas e quilombolas são fundamentais para reduzir a pressão sobre as florestas e aumentar a resiliência dessas comunidades diante dos impactos climáticos.

DESCONTOS INDEVIDOS — Outro assunto em destaque durante a entrevista será o prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos em seus benefícios. Desde a abertura do sistema, em maio, 5,9 milhões de contestações já foram registradas por beneficiários que não reconheceram os descontos feitos pelas entidades associativas.

LINGUAGEM SIMPLES — O ministro abordará ainda o uso obrigatório da Linguagem Simples em todas as comunicações do ministério da Previdência Social e entidades vinculadas. O objetivo é tornar as informações sobre direitos e serviços previdenciários mais acessíveis para os brasileiros, especialmente idosos, pessoas com deficiência e cidadãos com baixa escolaridade.

AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” pode ser acompanhado ao vivo pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rádio Gov, no mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

PARTICIPE — Emissoras e jornalistas interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Por: Secretaria de Comunicação Social

Fonte: Ministério da Previdência Social